Os Objetivos Do Milênio

A Organização das Nações Unidas (ONU) é uma instituição mundial e formada por diversos líderes do mundo. Com análise de dados, a ONU descobriu os principais problemas do mundo para a vida no planeta em harmonia e com melhor qualidade para os homens, criando o que se chama Objetivos do Milênio.

A proposta da ONU é unir os países tanto que fazem parte da direção da organização como os demais a estimular as mudanças no planeta. As metas foram estabelecidas em 2000 para serem cumpridas em até 2015. São apenas 8 metas, mas nada fáceis de serem compridas. Confira:

Acabar Com a Fome e a Miséria No Mundo

A proposta da ONU é reduzir pela metade o número de pessoas que ganham menos de 1 dólar por dia e passam fome. Isso seria possível? Atualmente, estima-se que mais da metade da população mundial viva em péssimas condições de nutrição porque simplesmente não conseguem acesso ao alimento, seja por falta de dinheiro ou por falta de condições naturais para isso. Alguns países são tão pobres ecologicamente que tirar substrato da terra é uma tarefa quase impossível.

Os dados divulgados pelo Brasil informam que nosso país já cumpriu a meta estabelecida em 2000. Com planos como o Bolsa Família, Fome Zero e ações de doações de leite e cesta básica em regiões de extrema pobreza, o Estado brasileiro conseguiu diminuir para apenas 4,8% o percentual de pessoas que passam fome no território nacional (dados de 2008). Nosso país ainda não conseguiu alcançar a meta de pessoas vivendo com menos de US$ 1,25 por dia, mas ações já estão sendo tomadas para isso.

No mundo, a escala de fome ainda é alta. Estima-se que uma em cada 8 pessoas passam fome. Estima-se um total de famintos no mundo de 842 milhões.

Acabar Com a Fome e a Miséria No Mundo

Acabar Com a Fome e a Miséria No Mundo

Educação Básica Para Todos

Este é o objetivo mais difícil para ser alcançado apenas em 2015 em todo o mundo. Muito mais que a metade da população no mundo de crianças e adolescentes está fora da escola e não tem se quer direto a ensino básico de qualidade.

No Brasil, porém, as metas foram alcanças até antes do previsto. Estima-se um número de 94,9% crianças e jovens entre 7 e 14 anos devidamente matriculados. Mas não é o ideal, pois dados do IBGE do último senso informam que mais de três milhões de crianças se quer sabem o que é uma sala de aula.

Muitos intelectuais também contestam tais informações, pois leva-se em conta apenas as crianças matriculadas em sala de aula, e não a frequência delas. Educadores, em péssimas condições de sala de aula, informam que muitas delas não são reprovadas pelos novos parâmetros de medição de aprendizado e criança matriculada não é sinal de uma educação básica de qualidade.

Educação Básica Para Todos

Educação Básica Para Todos

Igualdade Dos Sexos e Valorização Da Mulher

Desde as manifestações feministas pelo voto em Paris no século passado que a mulher evoluiu bastante em sua função social. Ela já pode votar, consegue até mesmo mais que os homens em diversas funções e consegue uma graduação mais rápido que eles.

Os objetivos de igualdade dos sexos foram alcançados no Brasil, mas não em diversos países. Muitos ainda em ditadura rígida tratam a mulher como mera reprodutora e sem direito à voto, vez e voz.

Reduzir a Mortalidade Infantil

Diversos outros fatores estão ligados a esta meta mundial, por isso ela não deve ser alcançada até 2015. O Brasil realmente conseguiu números espetaculares na última década, reduzindo de  47,1 óbitos por mil nascimentos, em 1990, para apenas 19 em 2008. A proposta é ir para 17 por cada mil crianças nascidas até 2015, uma meta possivelmente alcançada, mas não acompanhada ao redor do mundo.

Condições de higiene adequadas, falta de moradia, subnutrição da mãe e ausência de tratamento médico são os principais problemas que causam a mortalidade infantil ter números alarmantes. A falta de vacinação e tratamento médico dos pais adequada, bem como uma má alimentação, fazem quase todos os países da África concentrarem a maior taxa de mortalidade infantil do mundo.

Combater a Aids e Outras Doenças

Ainda não há a cura para a Aids, mas os números de diagnóstico dessa doença baixaram bastante na última década. O maior uso de preservativo, cuidado nas relações sexuais e transfusões de sangue fizeram a doença ocupar o status de apenas 0,5% da população infectada.

Doenças consideradas comuns no país também foram controladas por melhores medicamentos, vacinação gratuita e viroses comuns como sarampo e hepatite são consideradas controladas mesmo em uma país com uma população tão grande.
No mundo, porém, a doença ainda tem números alarmantes e mais uma vez o continente africano sai na frente com viroses e a Aids como causa mortis de centenas de pessoas todos os dias.

Qualidade De Vida e Respeito Ao Meio Ambiente

Com o aumento da temperatura da Terra e o aquecimento global não sendo mais visto como um conto de cientistas, a preocupação com as fontes renováveis de energia, o lixo e o resultado da poluição, as pessoas começaram a se preocupar mais com questões como reciclagem, alimentação saudável e qualidade de vida.

Uma boa parte da população está a par por meio de informações vindas do próprio governo sobre questões como alimentação saudável e os riscos do sobrepeso e sedentarismo. O Brasil conseguiu por meio de campanhas conscientizar uma boa parte da população sobre os poderes e benefícios da reciclagem, o uso de matéria prima sustentável para diversos fins e a possibilidade de usar energia limpa.

O Mundo Começar a Trabalhar Para o Desenvolvimento

De fato este objetivo será alcançado, ao menos para a maior parte dos países. Com questões como fome no mundo, miséria, doenças e desenvolvimento sustentável em pauta, muitas potências consideradas inatingíveis abriram suas portas para uma ideia mais global e menos individualista. A China, a potência por diversos anos fechada, começou a abrir suas portas, ajudar países próximos e também os menos desenvolvidos, como Sudão, Somália, e outros.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Mundo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.