Objetivos Do Milênio e Problemas No Caminho Nacional

Até o ano de 2015 os países que participam da Organização das Nações Unidas precisam concluir os oito objetivos básicos do milênio. De fato, representa espécie de utopia visto que quanto mais se aproxima a data, maiores são as problemáticas que apontam a necessidade de prolongar o período no sentido do pensamento virar realidade em grande parte do mundo.

“Oito Jeitos de Mudar o Mundo” consiste no nome brasileiro aos Objetivos do Milênio. Cada país tem o direito de cunhar o termo que deseja desde que a objetividade seja colocada em prática. Não se pode ignorar o fato de que sociedade civil e políticos precisam se unir em busca do ideal. Qualquer pessoa pode mudar a rua apenas ao solicitar à prefeitura lixeiras separadas para facilitar a reciclagem. A cidade também pode ser modificada quando se une para protestar em nome de justiça social e influenciar outros Estados compostos no país. Conheça os objetivos do milênio de acordo com a ONU:

Objetivos Do Milênio e Problemas No Caminho Nacional

Objetivos Do Milênio e Problemas No Caminho Nacional

Acabar Com a Fome e Miséria

Fome e miséria existem desde que o surgimento do homem no globo terrestre. A ambição de poucos fazer com que muitos fiquem sem ter o que comer ou com ausência de moradia própria, visto que a propriedade privada representa requisito básico para conseguir sobreviver no capitalismo.

Acabar com a fome representa ponto contraindicado com o sétimo objetivo do milênio ao levar em conta que para aumentar a agricultura existe a necessidade de injetar produtos químicos que desmatam o meio ambiente e prejudicam o solo ao ponto de tornar o mesmo improdutivo.

No Brasil o poder público faz propagando que incentiva crédito aos agronegócios. Entretanto a realidade é diferente. Grandes agricultores não pensam duas vezes em queimar grande parte da vegetação para iniciar nova produção de vegetais ou começar a investir na pecuária que em termos práticos consiste em mercado que quase sempre está em ascensão.

A economia moderna reconhece que os recursos naturais são escassos na sociedade. Ao ponto que diminui a oferta de alimentos aumenta o número de pessoas que nascem no mundo (crescimento vegetativo), o que prejudica de forma direta o cenário ao ponto de grande parte dos governantes terem ciência que até os anos de 2015 o problema não será resolvido.

Quanto a miséria, dois pontos devem ser levados em consideração: Reforma agrária e emprego formal. No primeiro quesito vale ressaltar o Paraguai, país no qual setenta por cento das propriedades privadas estão nas mãos de quatro por cento da população.

Na segunda opção vale o destaque do Brasil que possui dependência de investimento estrangeiro para gerar emprego formal, ou seja, de carteira assinada. Grande parte da população trabalha na informalidade, visto que no quadro geral existem as atividades ilícitas, como o tráfego drogas. País não tem economia sustentável e deixa de gerar emprego de qualidade para grande parte da população.

Acabar Com a Fome e Miséria

Acabar Com a Fome e Miséria

Educação Básica De Qualidade

De fato, sem educação não existe a possibilidade de empregar o povo com qualidade. Políticos não investem na educação para que o povo não emancipe e comece a reivindicar os direitos de justiça social em terras nacionais. No ano de 2012, aproximados quatrocentos bilhões de reais seguiu para sustentar a máquina pública enquanto quatorze bilhões foi à educação e saúde pública. Se os valores se invertessem, talvez o objetivo fosse conquistado no Brasil.

Igualdade Entre Homens e Mulheres

Não adiante ter presidenta mulher, como o caso da eleição de Dilma. As mulheres precisam de maior paridade em igualdade de salários, o que não acontece na contabilidade formal. Quando aumenta a renda feminina o crescimento masculino acompanha o aumento e os níveis distintos representa realidade difícil de ser conquistada. Deixe um comentário no final do artigo se algum leitor não conhece pelo menos uma mulher que teve de sofrer assédios sexuais para evoluir na carreira.

Queda Na Mortalidade Infantil

Entre os objetivos de milênios ao levar em conta o quadro no território nacional se pode dizer que esse representa requisito com maior atuação por parte das autoridades políticas que aumentam o nível de fiscalização de acordo com as leis Universais da Criança e Adolescentes. Todavia, ao ligar a TV e assistir os programas policiais sensacionalistas quase sempre existe um caso do gênero, o que causa a preocupação por parte da sociedade em geral.

Saúde De Gestantes

Não basta apenas dedicar o acento do transporte público às gestantes. Existe a necessidade emergencial de aumentar os investimentos em termos de saúde. Médicos cubanos e de outros países assumem cargos porque os médicos brasileiros não admitem trabalhar em locais distantes dos grandes centros. A discussão da ética em medicina acontece enquanto os hospitais públicos se encontram em calamidade ao ponto de mulheres terem que gerar crianças nos banheiros por causa da falta de leitos. O acompanhamento médico também precisa acontece não apenas durante a gestação como nos primeiros anos do bebê.

Combate De Doenças Mortíferas e Educação Sexual

Quem visitou a região nordestina do Brasil e nunca recebeu ou percebeu o boom de adolescentes que estão disponíveis para a prostituição pode deixar o seu comentário. A educação sexual em terras nacionais não se encontra e quadro positivo, o que faz aumentarem as chances de acontecerem doenças mortíferas, como no caso da AIDS, por exemplo. Ao escapar das relações sexuais é estranho pensar que um país que sedia a Copa do Mundo FIFA 2014 tem pessoas que morrem por causa da malária.

Respeitar o Meio Ambiente

Em termos de Brasil essa representa triste realidade. Aumenta o número de queimadas e exploração do tipo ilegal de acordo com registros de centros de pesquisa nacional e internacional. Existe inclusive a presença de índios que permitem a exploração em territórios privativos do poder público em troca de propina. O país deveria liderar a busca por mundo sustentável, mas na verdade está na primeira posição entre as nações que desmatam o ambiente na América do Sul.

Trabalho Coletivo Ao Desenvolvimento

De forma prática o mundo precisa se unir não apenas para reivindicar como também praticas ações que ajudem no desenvolvimento humano e do meio ambiente.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Mundo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.