O Assaltante do Trem Pagador

Ronald Arthur Biggs, nascido em 08 de agosto de 1929 em East End de Londres é um prisioneiro britânico que é conhecido pelo assalto ao trem pagador, ocorrido no ano de 1963. Ele e outros roubaram 2 milhões e seiscentas mil libras de um trem postal. Depois que ele foi condenado, escapou da prisão de Wandsworth HM, em 1965, escalando o muro com uma escada de corda, e fugiu em 1970 para Adelaide, no sul da Australia. Ele trabalhou na montagem de cenários no Canal 10, quando um repórter o reconheceu. Ele então fugiu para para Melbourne, Austrália, permanecendo por algum tempo antes de fugir para o Brasil no mesmo ano. Ele tinha apenas 200 libras quando chegou no Brasil. Sua mulher, Charmian, e dois filhos ficaram na Austrália. Ele passou as últimas três décadas de sua vida como fugitivo e se tornou uma espécie de celebridade da mídia.

O Assaltante do Trem Pagador

A Captura

Em 1974 ele foi encontrado pela polícia britânica no Rio de Janeiro, mas não poderia ser extraditado porque sua atual namorada (Raimunda de Castro, uma dançarina de cabaré) estava grávida. A lei brasileira não permite que o pai de uma criança brasileira seja extraditado. Infelizmente, seu status de foragido também o impedia de trabalhar, mas nada impedia de tirar proveito do azar da Scotland Yard.

Captura

Valendo Muito

Em 1981, Biggs foi sequestrado por um bando de aventureiros que conseguiram levá-lo para Barbados, na esperança de receber alguma recompensa da polícia britânica. O golpe foi descoberto, e Biggs fez uso de brechas na legislação para ser enviado de volta para o Brasil. Em fevereiro de 2006 foi exibido um documentário com dramatizações da tentativa de seqüestro e entrevistas com ex agentes da polícia britânica. A equipe foi chefiada pelo consultor de segurança Patrick King. O filho de Biggs com Raimunda, Michael, acabaria por se tornar um membro de um grupo infantil de enorme sucesso (Turma do Balão Mágico), trazendo uma nova fonte de rendimentos a seu pai. Em pouco tempo, porém, a banda acabou, deixando pai e filho em delicada situação financeira novamente.

Biggs

Retorno

Em 2001, Biggs anunciou ao jornal The Sun que ele estaria disposto a retornar ao Reino Unido. Ele havia sofrido um derrame no ano anterior e estava mal de saúde. Acredita-se por alguns, que era provavelmente para ter cuidados de saúde gratuitos. Ele voltou em 07 de maio de 2001, e foi novamente preso por seus crimes. Sua viagem de volta em um jato particular foi dada pelo The Sun, que também teria pago a Michael Biggs 20 mil libras, além de outras despesas. Desde seu retorno, ele sofreu ameaças à saúde numerosos, incluindo dois ataques cardíacos, e não conseguiu obter a sua sentença anulada ou reduzida. Biggs hoje tem 81 anos de idade, saúde debilitada e dificuldade para falar.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Mundo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.