Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho a nível mundial terá de se reestruturar depois da crise passada e prepare-se para o inesperado, pois virão por aí novas tendências com que terão que aprender a lidar. Dizem alguns analistas da crise que o fim está próximo, logo num futuro que não demorará em chegar, estarão batendo a porta quatro novas tendências para o mercado de trabalho após a crise e são elas: dificuldade de encontrar talentos, poder descentralizado do empregador para funcionários, gerenciamento de talentos com maior sofisticação e a revolução que virá com os avanços tecnológicos. Estudos sobre estas tendências foram feitos em todo o mundo pela Manpower.

Mercado de Trabalho

Mercado de Trabalho

É bom conferir estas tendências antes que a crise econômica tenha passado totalmente, pois elas são inevitáveis e não há a menor possibilidade de passar sem ter de lidar com elas. As dificuldades com a crise se aproximam do final e para os empresários vem o desafio do ajuste de caixa para que se tenha dinheiro em casa, pois disso depende a sobrevivência, porém este não será o maior desafio a ser enfrentado. As empresas terão de se adaptar e saber como vencer obstáculos, pois estes surgirão de várias ordens assim que a crise mundial tiver passado. A falta de talentos já é uma das tendências que se anuncia faz tempo. Afinal não é de hoje que existe uma grande escassez de mão de obra especializada.

Emprego

Emprego

E somando-se a isso tem o caso das fugas dos talentos existentes para outros países em busca de melhores mercados de trabalho, além é claro do envelhecimento natural deste contingente de pessoas especializadas que deixam o mercado de trabalho pra se aposentar. A disparidade entre o que o mercado quer e o que os profissionais podem oferecer. A descentralização do poder é mais uma das tendências que irão desafiar o mercado de trabalho após crise onde o caminho será a participação mais ativa dos empregados nas decisões a serem tomadas pelas empresas. Hoje aumenta a força de trabalho complexa e diferente e o desafio é que as empresas não se prepararam para lidar com isso. O trabalho duro conjunto de pessoas com diferentes faixas etárias é outro desafio que não se sabe como será tratado.

Brasil

Brasil

Afinal é bom que não esqueça que dentro em pouco, quatro gerações diferentes estarão trabalhando no mesmo barco. Por outro lado gerenciar os talentos será uma batalha árdua para as empresas, pois os investimentos que se fazem em recursos humanos trazem retornos abstratos e o espaço conquistado até então não pode ser perdido. Além disso, é preciso que toda a empresa fique alerta para a interatividade que a internet e redes sociais têm a oferecer e que a cada dia aumentam sua presença no mercado. As soluções de problemas difíceis terão que ocorrer com o aprendizado através das sociedades virtuais, mas para isso as empresas terão de aprender a reconhecê-las como fonte de informação e aprendizado, pois os avanços tecnológicos não podem mais ser dispensados.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Mundo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.