Índios Isolados Pelo Mundo

São considerados povos isolados, a população que vive em locais onde não podem ser contatados, também conhecidos como tribos perdidas. As maiorias dessas comunidades normalmente vivem sem contato significativo com as populações globalizadas.  Porém são poucos os povos que ainda mantém essa falta de contato com o “mundo externo”.

Alguns ativistas que defendem os direitos indígenas costumam pedir para que esses grupos continuem e permaneçam isolados. A maioria desses povos se encontra em áreas de matas fechadas ou dentro de florestas densas, na Nova Guiné ou América do Sul, sendo que ainda existem algumas comunidades nas Ilhas Andamão, na Índia.

Embora a descoberta desses povos tenha sido freqüente, esses encontros inesperados tendem a serem violentos devido à baixa imunidade desses povos. Um simples contato pode levar a morte de 50% a 80% a sua população, por causa de doenças simples.

Entretanto, sabe-se muito pouco a respeito dessas populações de índios, esses grupos que a Funai ainda não estabeleceu contato costumam ser heterogêneos, e transmitem informações através de índios de outras regiões ou conseguem ser identificados por pesquisadores ou indigenistas.

No Brasil

Segundo a Funai, existe um órgão federal responsável pela proteção dessas regiões onde são encontradas essas populações de índios isolados, e eles mantém contato também com os índios a fim de descobrir mais sobre eles. O órgão conhecido como CGIIRC (Coordenação Geral de Índios Isolados e Recém Contatados), que já conseguiu identificar 28 grupos desses índios isolados.

No Brasil e em toda a América Latina, aqui é o único lugar onde existe um órgão específico para políticas de proteção aos isolados. E de acordo com alguns dados descritos pelo ISA, no Brasil há evidencia de há mais de 50 colônias desse tipo de índios vivendo em território desconhecido.

No Brasil

No Brasil

De todos esses grupos, apenas um, os Avá-Canoeiro está localizado dentro da Amazônia legal. Esse grupo está registrado como apenas um grupo de 4 pessoas que foge permanentemente evitando ao máximo o contato como outros seres humanos, mas alguns desses indivíduos vivem dentro do Parque Indígena do Araguaia.

Sabe-se que boa parte dessas tribos já teve suas terras demarcadas ou já houve algum grau de reconhecimento por parte dos órgãos federais. Pois há evidências de grupos isolados dentro de Parques e Florestas Nacionais, e a ocupação deles fica protegida no caso do parque, ao contrário das florestas nacionais que mesmo sendo federais são destinadas a exploração, isso deixa os isolados desprotegidos e sem futuro seguro.

Sabe-se que as informações sobre eles são escassas, por vezes se encontram alguns vestígios como flechas, tapiris e outros objetos que sempre que encontrados são fotografados, pois relatos apenas verbais sobre a existência dessas colônias só existem para índios regionais,

Onde Se Encontram Os Isolados?

Devido aos monitoramentos é possível organizar alguma relação de terras que são reconhecidas por ser ambiente de isolados, embora essas terras tenham sido demarcadas pela presença de outras tribos conhecidas. Isso leva a crer que uma terra onde há índios conhecidos, também pode abrigar ali povos isolados e sem contato.

A maior referencia que nós temos é de índio isolado em diversas regiões na Amazônia e também em um pequeno grupo de regiões há noroeste de Minas Gerais, próximo a Goiás, esse estudo foi elaborado junto a uma lista da CGIIRC com pesquisadores.

Tribos Protegidas

Assim que é feito o primeiro contato com tribos isoladas, elas ficam sob proteção da Funai, que no começo não tinha uma política apropriada para trabalhar com eles. E isso prejudicava as colônias por causa das doenças e epidemias em suas terras e elas acabavam indo embora. Além dos muitos outros problemas desse primeiro contato como a intensificação do sedentarização.

Mas a partir das primeiras avaliações, onde grupos recém contatados ficavam sugeitos pela CGII pela Funai, algumas tribos tiveram suas assistências diferenciadas e abandonadas com o tempo, foi o caso das tribos Zo’é no Pará, , Korubo em um vale do Javari na Amazônia, os Akuntsu e os Kanoê de Rondônia, que foram contatados pela primeira vez há mais de 10 anos.

Contato

Sendo um grupo tupi-guarani, os Zo’é foram localizados na bacia do Cuminapanema, no estado do Pará, logo que foram contatados pela Funai, os missionários protestantes fizeram a sua parte em catequizar os isolados. Eles entraram para a história em 1982 e ficaram conhecidos os “intactos” da Amazônia (embora não fossem exatamente de lá), mas foi só em 1989 que suas imagens foram publicadas na mídia, pois até então o grupo vivia em total situação de isolamento.

Os Korubo ficaram famosos na mídia local e internacional devido ao fato de apenas uma pequena parcela de sua colônia que foi encontrada, por volta de 1996, em uma expedição feita pela Funai. Já na expedição havia repórteres que transmitiram o evento online, ao vivo e para todos os lugares do mundo. Essa tribo é conhecida como “índios caceteiros”, pois eles não usam arcos. São responsáveis por uma guerra regional entre populações há muito tempo com tentativas de aproximação.

Assim que a Funai encontrou o grupo dos Kanoê logo em seguida encontrou os Akuntsu. Durante a década de 80, frente a atração de contato entre esses povos indígenas até então isolados, foi instituída oficialmente uma estratégia e uma linha planejamento prévio de abordagem, onde os desconhecidos fariam o reconhecimento do local para tentar descobrir algumas coisas sobre a tribo que ali vivia.

Logo depois conseguiram retratar várias evidencias de presença indígena em alguns lugares das matas de reservas e assim conseguiram retratar a vida e entrar em contato com eles também. E foi quando um grupo ajudou que o outro fosse descoberto. Logo que os Kanoê foram encontrados, numa das primeiras conversas eles avisaram os pesquisadores que num lugar próximo dali havia outro grupo de índios isolados chamados Akuntsu.

E então outra expedição foi montada, e logo encontraram o outro grupo, que tinha apenas 7 pessoas. A presença desses grupos de índios isolados foi importante para as fazendas da região, pois elas estavam desmatando áreas para implantação de pecuária e comercialização de madeira sem saber que estas áreas estariam destinadas a proteção desses pequenos grupos isolados.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Mundo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.