Greenpeace x Transgênicos

Greenpeace x Transgênicos

Está semana pudemos ver novamente nos principais noticiários do mundo e da internet mais um round da luta dos ativistas do Greenpeace contra os transgênicos, dessa vez foi a vez do arroz transgênico. Para entendermos melhor o que acontece e também podermos tomar uma posição aqui nós vamos falar um pouco de quem é a Greenpeace e o que são os transgênicos.

Greenpeace x Transgênicos

Greenpeace x Transgênicos

Greenpeace

Greenpeace é um ONG – Organização Não Governamental internacional, sem fins lucrativos, que tem por objetivo principal e fundamental lutar pela defesa da natureza, do meio ambiente e pelo desenvolvimento sustentável. A organização que foi fundada por alguns jovens imigrantes americanos no ano de 1971 no Canadá, é financiada pelos seus integrantes, que são somente pessoas físicas e não aceita recursos de empresas e de governos. Sua ação se estende por todo o planeta e tem escritórios em 40 paises.

Alimentos

Alimentos

Suas ações se caracterizam por movimentos que mobilizem e chamem a atenção das autoridades, das pessoas responsáveis e principalmente da população. Nesses mais de 30 anos de lutas pelas causas ambientais o Greenpeace já conseguiu vitórias importantes, como o fim dos testes nucleares no Oceano Pacífico e no Alasca, fechou um centro de testes nucleares nos EUA, conseguiu a proibição da maratona a caça da baleia e a importação das peles de morsa na União Européia. No Brasil sua principal atuação é na Amazônia contra a extração de madeira ilegal. Em todo o mundo o Greenpeace tem brigado contra o uso dos transgênicos.

Produtos

Produtos

O Que São Transgênicos?

Organismos transgênicos são aqueles que a estrutura genética é modificada com a introdução dos genes de algum outro organismo , OGM – Organismo Genéticamente Modificado. Mas é necessário atenção nem tosos os OGM são transgênicos, pois para ser transgênico tem que haver a introdução de um gene de outro organismo. Isso é o que os cientistas chamam de manipulação genética, que também tem sido usado em seres humanos. Mas na agricultura a manipulação genética é usada para criação dos transgênicos que possibilita mudar algumas características dos organismos, nesse caso das plantas. Assim são transferidos para a semente de uma planta genes de outros microorganismos que podem ser vírus, bactérias ou fungos, para se obter o efeito que se deseja, que podem ser plantas mais resistentes a determinadas pragas, com uma produção maior, capazes de se adaptarem em climas adversos, ou outro fim.

Apelo

Apelo

Qual as Vantagens e Desvantagens dos Alimentos Transgênicos?

A grande desvantagem dos alimentos transgênicos é os perigos que podem estar escondidos na alimentação da população sem que ninguém possa saber, pois como são experiências recentes, não se tem certeza dos efeitos que esses alimentos geneticamente modificados podem trazer para a área de saúde humana e também para o meio ambiente. Sabe-se que em alguns campos experimentais o cultivo de transgênicos acabou criando problemas bastante sérios com a perda total das culturas vizinhas. A vantagem do alimento transgênico é a sua melhor adaptação a lugares adversos em que hoje é impossível pensar numa plantação, o que poderia ser uma solução inclusive para o problema da modernidade da fome no mundo no futuro. Mas as consequências disso ninguém sabe, só saberemos daqui há alguns anos!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Mundo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.