Encontro de Cúpula, em Copenhague

Mundança Climática

A questão da mudança climática é crucial para a humanidade e hoje existem duas correntes sobre essas mudanças em nosso Planeta. Os céticos, que não acreditam, argumentando que a ¨Ciência¨ por trás da mudança climática é altamente incerta, além do que, se verdadeiras suas afirmações, os custos seriam muito superiores aos benefícios. Por outro lado, para os que acreditam na Ciência e que sentem as evidências, temem a espera pela certeza científica, pois talvez quando ela vier, seja tarde demais. Felizmente, em favor do Saneamento do Meio Ambiente, as evidências sugerem que os custos das ações em favor da climatização sustentável, não seriam proibitivos.

Conferencia

Conferência

Em seu relatório sobre o assunto, o Banco Mundial argumenta que os custos para as restrições mais rígidas contra as emissões de poluentes, seriam modestos e que se plicadas, evitariam o risco de grandes Impactos Ambientais e Naturais altamente negativos e talvez irreversíveis, o que deverá ser considerado nesse Encontro de Cúpula, em Copenhague, sobre as mudanças climáticas e a emissão de poluentes e suas conseqüências. Não cabe a esses cidadãos, o direito de deixar a humanidade correr o risco de Desastres Ambientais imensuráveis como poderia vir a ser o aquecimento global.

Encontro de Cúpula, em Copenhague

Encontro de Cúpula, em Copenhague

Aumento das emissões

Para a Agência Internacional de Energia, a AIE, em sua visão panorâmica energética mundial, existe uma necessidade premente de se ¨descarbonizar¨ o crescimento econômico, para que assim seja possível limitar as concentrações na atmosfera do equivalente em C02, a 450 pontos por milhão. Para isso, o caminho seria expandir os combustíveis renováveis, aplicar investimentos em energia nuclear, desenvolver tecnologia para captura e armazenamento de carbono, usar gás em substituição ao carvão e proteger nossas florestas, algumas das Soluções para Problemas Difíceis. Infelizmente os paises desenvolvidos e em desenvolvimento, os ditos emergentes, são os grandes responsáveis pelo aumento das emissões de poluentes. Só para se ter uma idéia, a China, até 2030, será responsável por 55% do aumento de poluentes e a Índia, de 18% no mesmo período. Este seria, talvez, o principal ponto a ser discutido em Copenhague, pois quanto mais cedo se tentar coibir o aumento da temperatura do planeta, menores serão os custos.

Meio Ambiente

Meio Ambiente

Duvidas sobre acordo

O cenário para o debate da questão climática está formado em Copenhague, mas as dúvidas sobre um possível acordo, ainda são grandes, pois os Estados Unidos da América, através de seu governo, tem se mostrado incapaz de fechar qualquer tipo de compromisso vinculado à despoluição da atmosfera, e nem os países emergentes estariam dispostos a fazê-lo. Copenhague é a esperança, pois existe algo próximo a um acordo para que pelo menos, se possa acelerar essa questão. Será que as Formas de Poluição das indústrias e de todos que geram poluentes, não incomoda aos governantes de nosso planeta? Ou será que ignoram os riscos do aquecimento global? Ou ainda, não se sentem responsáveis pelas gerações futuras? Isso se acontecer o pior, nem o futuro irão dizer.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Mundo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.