Descoberto Novo Monumento Próximo a Stonehenge

Estrutura secundária ainda desperta discussões na comunidade científica

Descoberto Novo Monumento Próximo a Stonehenge

Descoberto Novo Monumento Próximo a Stonehenge

Uma equipe de cientistas liderados pelo professor Tim Darvill descobriu uma formação artística próxima ao monumento de Stonehenge, um dos mais famosos do planeta. Tim Darvill leciona arqueologia na Universidade de Bournemouth, situada ao sul Inglaterra. A estrutura encontrada pelos pesquisadores fica a algumas centenas de metros longe de Stonehenge, e está provocando discussões no mundo científico e acadêmico. A discussão é motivada pelo fato de que a equipe ainda não descobriu exatamente o que significa a descoberta no contexto histórico do local.

Embora a hipótese levantada pela equipe que descobriu a estrutura seja de que ela poderia ser uma espécie de alicerce para levantar um monumento semelhante à Stonehenge, mas feito de madeira e não de pedras, essa hipótese não foi aceita por todos os acadêmicos. Outra hipótese levantada pelo professor Tim Darvill é de que a fundação seria um túmulo da época pré-histórica.

No entanto outras descobertas podem ser realizadas, já que a equipe só explorou 4 quilômetros quadrados, e pretende explorar 16 no total. A pesquisa conta com o apoio de vários institutos de diversos países.

Stonehenge e a descoberta

Fato

Fato

O professor afirma que a descoberta realizada pelos pesquisadores indica que a área é rica e pode ser palco de novas descobertas no futuro. Stonehenge é tida como um monumento religioso, construído onde seria antigamente o centro cerimonial na Europa. Assim, a hipótese de que a estrutura circular descoberta recentemente pode ser um túmulo é coerente. Afinal, cemitérios e túmulos geralmente são construídos próximos de centros religiosos, na maioria das culturas.

Outro fato que corrobora a hipótese de um túmulo é que praticamente toda a área ao redor de Stonehenge possui cemitérios, alguns até mais antigos do que o próprio monumento. Segundo os pesquisadores a descoberta demorou tanto para ser realizada porque a região hoje em dia é protegida e não pode ser escavada. Por isso, foi necessário utilizar sensores magnéticos para pesquisar a área.

Com a ajuda do aparelho, os cientistas identificaram buracos fundos rodeados de outros menores, a quase um quilômetro de Stonehenge. Provavelmente elas foram construídas na mesma época e para o mesmo fim, ou seja, para servir como um marco religioso. A estrutura descoberta foi terminada provavelmente há 3,5 mil anos, mas os pesquisadores acreditam que os primeiros exemplares podem ter mais de 5 mil anos.

Woodhengem

Cientistas

Cientistas

Outro monumento semelhante já foi encontrado na Europa. Chamado de Woodhengem, ele é composto por seis círculos feitos com pilares de madeira. Cada círculo é cercado por uma barragem feita de terra. Escavações realizadas no ano de 1970 revelaram um corpo de criança enterrado no centro do monumento, provavelmente um sacrifício humano.

Neto

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Mundo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.