Buraco na Camada de Ozônio Ainda Há Esperança

Caem os percentuais de gases que provocam o aumento do buraco da camada de ozônio

Surpreendente a boa notícia que aponta para a diminuição dos percentuais de gases encontrados na atmosfera e responsáveis pelo buraco na camada de ozônio que protege o Planeta dos raios ultravioletas do sol. A NASA acredita que apesar da recuperação ser muito lenta as primeiras mudanças já começará a serem sentidas por volta do ano de 2020. Outras previsões mais cautelosas e menos otimistas prevêem que somente por volta do ano de 2075 a recuperação poderá ser completa. Mesmo assim o percentual de 4% na queda dos índices do nível de detecção de substâncias químicas que atingem a camada de ozônio dá um ânimo novo aos pesquisadores e reforça a necessidade de continuar trabalhando a sociedade para que projetos sustentáveis somente sejam implantados se estiverem rigorosamente embasados em leis ambientais e laudos de técnicos da área do desenvolvimento sustentável.

Buraco

Buraco

Meses em que os efeitos do buraco na camada de ozônio são maiores

O buraco na camada de ozônio começa a ser sentido a partir do mês de agosto quando ele começa a se formar. No mês de setembro o buraco atinge o seu tamanho máximo e em outubro já começa a diminuir se fechando por volta de novembro e dezembro. Estimativa da Organização Meteorológica Mundial aponta que este ano o buraco seja de até dois milhões de quilômetros quadrados menor que no ano de 2008. Também a NASA pesquisa espacial, monitora o buraco na camada de ozônio e afirma que é muito cedo para fazer qualquer previsão estimativa muito embora que os resultados dos índices de presença dos gases causadores da destruição da camada de ozônio mostrem melhoras com a diminuição dos 4% observados.

Camada de Ozônio

Camada de Ozônio

O trânsito é um dos responsáveis pela emissão de carbono

A emissão de gases como o carbono é um dos principais pontos que afeta diretamente a camada de ozônio, provoca o super aquecimento do Planeta desestruturando completamente o clima mundial. A destruição das florestas tropicais é outro ponto importante para a destruição das reservas de ozônio que envolve a terra e protege os seres vivos e os recursos naturais vitais para a manutenção da vida sobre a Terra. A destruição das florestas tropicais é responsável pela falta de renovação do ar, visto que estas florestas fazem através da fotossíntese de suas espécies a transformação do gás carbônico em oxigênio. A queima de combustível pelos motores de veículos é assustador quando analisado o grau de emissão de carbono no ar das grandes cidades e capitais brasileiras.

Buraco na Camada de Ozônio Ainda Há Esperança

Buraco na Camada de Ozônio Ainda Há Esperança

Autoridades discutem alternativas

Diante de uma situação quase beirando a catástrofe o trânsito e a poluição nas grandes capitais tem sido objeto de estudo e tema de teses de grandes nomes no cenário nacional que busca alternativas para esta realidade.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Mundo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.