Insônia ou Ausência de Sono, o Que Fazer?

A insônia ou ausênsia de sono, dissonia ou vigília é um mal que atinge um número cada vez maior de pessoas, que lutam com a ausência de sono e com a fadiga resultante. Estudos também avaliam que os problemas com o sono afetam também em escala crescente jovens adolescentes e crianças.

Apinéia

Apinéia

O que é insônia e quais os tipos de insônia existentes

Insônia é a falta de sono, a incapacidade ou dificuldade de dormir, ou de permanecer dormindo durante a noite apresentada por uma pessoa por um determinado período determinado ou a insônia crônica aquela que o individuo apresenta sempre e que não tem relação a nenhum fator externo. Existem 3 tipos comuns de insônia, a insônia precoce, a insônia inicial e a que o individuo acorda várias vezes durante a noite. A insônia precoce é aquela em que o individuo sempre acorda antes do horário e não consegue voltar a dormir. Este grupo tem grande probabilidade de desenvolver quadro depressivo. Insônia inicial é o tipo em que o indivíduo custa a conciliar o sono, comum em pessoas que se deitam tensas, preocupadas ou muito cansadas. E o terceiro quadro é composto das pessoas que dormem inicialmente e depois acordam diversas vezes ao longo da noite. Esse tipo de insônia frequentemente está associado a causas físicas que atrapalham o sono, como distúrbios do sistema respiratório.

Insônia ou Ausência de Sono, o Que Fazer?

Insônia ou Ausência de Sono, o Que Fazer?

Diagnóstico da insônia

Quem tem insônia sabe que brigar com o travesseiro e com a cama não resolve, só resulta numa manhã com o corpo todo moído como se tivesse realmente enfrentado uma batalha. Assim quem apresenta qualquer dificuldade para dormir deve procurar um médico para um diagnóstico preciso, determinando as causas, para só então prescrever um tratamento adequado. Para diagnosticar a insônia o médico primeiro deverá fazer um estudo clinico minucioso do paciente, doenças associadas e da evolução do quadro, a frequência com que acontece, a causa e a intensidade, para então poder determinar se é aguda, crônica, leve, moderada ou grave. Também em alguns casos é solicitado ao paciente a polissonografia, uma radiografia do sono, para verificar o padrão de sono.

Adormecer

Adormecer

Tratamento

O tratamento para insônia se da através da prescrição de medicamentos que via de regra causam dependência e com o passar do tempo vão perdendo o efeito, terapias alternativas, alimentação saudável e balanceada, a pratica de atividades físicas e também a observação de algumas rotinas e cuidados para buscar uma noite de sono reparador. Algumas rotinas como horário regular para deitar, ambiente silencioso e pouca iluminação e algumas restrições como não ler ou ver programas de TV na cama, não consumir álcool, comida pesada, café, cha., chimarrão, refrigerante perto do horário de dormir. E por último talvez o mais importante segredo para uma boa noite de sono, não leve seus problemas para a cama com você, aprenda técnicas de relaxamento, faça uma meditação, mas acalme seu coração e sua mente antes de entrar para baixo dos lençóis.

Boa noite!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.