Tráfico De Pessoas: Uma Causa Que Merece Atenção

O tráfico de pessoas é um assunto que não é muito conhecido pelas pessoas, mas isso não quer dizer que não seja um grande caso. No mundo inteiro, pessoas são traficadas o tempo todo, tanto para fora de seu país como também dentro dele mesmo. Esse ato pode ser conhecido como tráfico de pessoas, tráfico de seres humanos ou apenas TSH. Obviamente, é um ato ilegal que atualmente aqui no Brasil é a maior fonte de lucratividade de tráfico, superando os tráficos de drogas e de armas. Os traficantes conseguem, por ano, aproximadamente trinta milhões de dólares.

Desde março de 1999, a UNODC mantem o “Programa contra o Tráfico de Seres Humanos”, este programa conta com as ajudas dos países membros que são: Argentina, Paraguai, Brasil, Chile e Uruguai, que se esforçam em combater o tráfico de pessoas e ressaltam que o crime organizado está envolvido nessas atividades, fazendo com que eles tomem medidas eficazes.

Tráfico De Pessoas: Uma Causa Que Merece Atenção

Tráfico De Pessoas: Uma Causa Que Merece Atenção

O Que é o Tráfico De Seres Humanos?

O tráfico de pessoas pode acontecer de várias maneiras, uma pessoa pode ser sequestrada e ser mandada para outro local para ser abusada de alguma maneira, ou simplesmente pode ser enganada, indo para outro país pensando que vai trabalhar como modelo, garçonete, babá, etc.

A expressão tráfico de pessoas pode significar muitas coisas, como: o transporte, recrutamento, a transferência, o alojamento, mas que são recorridos de ameaças abusos, fraude, rapto, escravidão moderna, etc. Esse ato poder ser feito para que seja ganho ou dado alguma forma remunerativa.

O tráfico mais comum são de crianças e de mulheres. As mulheres são traficadas para serem abusadas sexualmente, para se casarem ou para trabalhar, geralmente como prostituas, em algumas casas noturnas e boates. Já as crianças podem ser traficadas para o trabalho infantil, para serem adotadas ilegalmente, para serem abusadas sexualmente ou serem vendidas para o mercado ilegal de órgãos.

Um homem chamado João deu uma entrevista falando sobre a luta dele em procurar o corpo de sua filha morta na Espanha após ela ter sido traficada. Ele conta que enquanto ela estava viva neste outro país, só mantinham contato quando ela conseguia ligar para ele, pois o contrário, era impossível. Veja o depoimento desse pai:

No estado de Brasília é encontrado um bar que serve de abrigo para meninas que vão ser traficadas que estão apenas na espera de documentos e passaporte, este local é conhecido como “Toca das Gatas”. Entretanto, para que as meninas tenham dinheiro para pagar suas passagens para o exterior ,elas precisam trabalhar, se prostituindo durante uns seis meses, assim elas vão para o exterior tentar a vida.

As pessoas que podem presenciar esse crime têm o dever de denunciar para que essa prática possa diminuir em nosso país. Para denunciar, basta ligar para o número é 100. Uma campanha está sendo promovida para que diminua o crime do tráfico de pessoas, em TVs, rádios, revistas, jornais e internet para mobilizar a todos.

Nestes vídeos, podemos ver especialista falando sobre o Tráfico de Seres Humanos e alguns casos:

Tráfico De Seres Humanos Na Novela

Durante um Simpósio Internacional referente ao Enfrentamento do Tráfico de Seres Humanos, o presidente dessa comissão, Ney Freitas, chamou muita a atenção sobre o fato de o Brasil não dar importância a esse tipo de tráfico. Sua população pouco sabe a respeito do assunto, a novela da Rede Globo “Salve Jorge” está trazendo para a sociedade a discussão a respeito do assunto. Foi preciso que a autora Gloria Perez, que é uma autora que sempre aborda assuntos polêmicos, trouxesse esse assunto à mídia.

O conselho do CNJ contou a todos sobre o caso emblemático que aconteceu com a garota de Goiás, que serviu de inspiração para a autora. No caso da novela, quem interpreta a personagem Jéssica, que foi inspirado na menina de Goiás, é a atriz Carolina Dieckmann. No caso real, a menina foi levada para a prostituição pelas próprias irmãs, com isso, depois de um tempo, foi encontrada abandonada e morta por overdose de drogas na Espanha.

Na novela, além das outras meninas que serão enganadas e traficadas, a própria protagonista da novela também cairá neste golpe, pois estará precisando de dinheiro e a proposta será irrecusável. Ela acabará indo para outro país, onde será explorada, mas o seu grande amor irá atrás dela para poder salvá-la.

Ney Freitas ainda ressaltou a deficiência do Brasil em combater esse tráfico de pessoas. Ele fala que o Brasil não possui dados estatísticos sobre esse crime. São encontradas pouquíssimas informações para o público, o conselho pretende criar um banco com o máximo de informações possíveis sobre este assunto. Freitas também ressalta outro ponto que deve ser abordado pelo país, que é a motivação em combater esse crime, motivar estas operações, trazendo a população para ajudar em denúncias e mostrar a todos a gravidade desse crime, e tudo isso está sendo discutido apenas pela abordagem do tema na novela.

Para concluir, o conselheiro falou que devemos ser motivados por essa novela, para termos a possibilidade de protagonizarmos o enfrentamento do tráfico de seres humanos de uma forma consciente, e com muita seriedade emocional.

Já nos primeiros capítulos, essa novela deixou toda a população de boca aberta com a brutalidade que acontece com as pessoas traficadas. Ninguém podia imaginar como acontecia este tipo de exploração. A novela aborda, principalmente, o caso das mulheres que recebem propostas de emprego para fora do país por uma agência falsa, que, na verdade, leva as meninas para serem exploradas sexualmente e elas não possuem nenhuma chance de conseguirem voltar para casa.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Criminalidade

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.