Preconceito e Discriminação

Apesar de essas palavras andarem quase sempre juntas, existe uma diferença em sua conceituação essencial. É importante entender bem a diferença entre Preconceito e Discriminação e, principalmente, perceber que não existe fundamento em nenhuma das duas.

Preconceito – Trata-se de um juízo preconcebido que acredita seriamente que uma pessoa é inferior por algum dado como a cor da sua pele, sua classe social ou mesmo suas crenças religiosas. Vale lembrar que todo tipo de discriminação, devido a algum fator externo como esses, pode ser considerada preconceito.

Discriminação – Basicamente essa palavra significa “fazer um tipo de distinção”, é como se alguém tivesse menos valor devido a sua classe social, cor da pele ou religião. Existem inúmeras formas de discriminar alguém.

Esses são os conceitos das palavras Preconceito e Discriminação, como pudemos observar as duas palavras além de ter um peso muito forte na vida de quem sofre com elas, são completamente baseadas em dados que nada revelam sobre os discriminados.

O tema “Preconceito e Discriminação” está muito difundido nos tempos atuais. Visto que, o intuito dessa maciça divulgação é conscientizar a população sobre a importância de respeitar o modo de vida de um indivíduo, seja ele homossexual, negro, índio, etc. E, felizmente, várias campanhas estão pelo mundo para que a ética e o respeito prevaleçam.

Quando Barack Obama foi eleito presidente da nação mais poderosa do mundo, os EUA, muitos vibraram por ser mais uma das conquistas negras para ter o seu lugar na sociedade. E, com certeza, esse impacto causou forte campanha para a valorização das pessoas que sofrem preconceito. Outro exemplo é a falecida cantora Whitney Houston, que se consagrou como uma das maiores cantoras negras.

Cresceu o número de agressões a homossexuais em todo mundo, e não é diferente no Brasil. Quase sempre é noticiada uma nova agressão. E, recentemente, Barack Obama mostrou o seu apoio ao casamento gay. Obviamente, causando polêmica no mundo. E o preconceito não cabe somente a eles. Os portadores de doenças e de alguma dificuldade física também devem ser respeitados.

Preconceito e Discriminação

Preconceito e Discriminação

Preconceito é o ato de não gostar de certo individuo, apenas por ele ser de outra etnia, religião, cor ou até mesmo, de por ser de outra nacionalidade. O preconceito é um ato que já mais deveria existir porque por debaixo de nossa pele todos somos iguais e temos a mesma cor de sangue.

A discriminação tem o mesmo conceito que o preconceito, mas a discriminação põe em prática esses conceitos, ofendendo o indivíduo, isolando-o só por ser diferente, tirando os direitos que ele tem. Isso é a discriminação, por isso muitos falam que a discriminação se origina do preconceito.

Então, não seja preconceituoso para que você não cometa uma discriminação, pois isso já tirou muito vidas e continua trazendo diversos problemas para o mundo. Existem vários tipos de preconceito e discriminação. São eles:

  • Racial ou Racismo
  • Etnocentrismo
  • Sexismo
  • Machismo
  • Feminismo
  • Preconceito linguístico
  • Homofobia
  • Transfobia
  • Heterossexismo
  • Xenofobia
  • Chauvinismo
  • Preconceito Social
  • Estereótipo
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Criminalidade

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.