Cyber Crimes

Para os criminosos basta que um lugar reúna pessoas para que se torne uma oportunidade de enganar, roubar e causar muitos problemas para as vítimas. Quando entendemos que a internet é um local que reúne milhões de pessoas fica fácil entender que se trata de um canal muito usado pelos criminosos que desejam encontrar vítimas.

Através dos canais digitais os criminosos roubam senhas, dinheiro, documentos pessoais e a tranquilidade das vítimas. Algo que torna ainda mais difícil para as autoridades enfrentar os cyber crimes é que grande parte desses incidentes não é devidamente informada. Além disso, os criminosos digitais sempre encontram novas formas de enganar as suas vítimas.

Cyber Crimes – Quais São e Como se Proteger?

Se você ficou preocupado com a possibilidade de ser vítima de um cyber crime deve continuar lendo esse artigo, pois vamos explicar melhor quais são os crimes cibernéticos e de que maneira você pode se proteger deles.

Cyber Crime: Fraude Financeira

O tipo de crime mais popular no universo digital é realizado através do roubo de senhas (como do banco, por exemplo), dos dados dos cartões de crédito da vítima, envio de boletos e cobranças realizadas online em nome de uma instituição financeira.

Cyber Crime – Transações Bancárias Irregulares e Cobranças Fraudulentas

Hoje em dia está cada vez mais comum (e as pessoas já estão mais atentas a isso) receber e-mails como se fossem de instituições financeiras como um banco, por exemplo, com um link em que a pessoa deve clicar para resolver algum suposto problema ou mesmo para receber algum dinheiro extra.

As instituições financeiras já deixaram claro que não realizam esse tipo de comunicação, ou seja, se você receber um e-mail como se fosse do seu banco apenas ignore e ligue para o seu gerente ou vá à sua agência. Esses e-mails costumam ter um texto assustador para o indivíduo, pois dizem que a conta do mesmo pode ser cancelada se ele não clicar no link.

Como o Roubo Acontece?

Essa é uma dúvida bastante pertinente, quando se compreende como o cybercriminoso rouba as suas informações através desse e-mail falso fica mais fácil fugir dessas armadilhas. Basicamente o que o hacker deseja é o seu dinheiro e para isso pode usar nome de instituições financeiras e de operadoras de cartão de crédito.

Os e-mails falsos em geral redirecionam para sites de phishing em que as informações são roubadas e são instalados keyloggers que são programas que tem como função roubar informações que são digitadas como números de documentos e dos seus cartões. Então nunca clique num link enviado por e-mail e jamais digite informações nesses sites.

Cyber Crime – Pedido de Pagamento Adiantado

Outro tipo de e-mail que tem sido muito usado pelos cybercriminosos é aquele enviado em massa (os spams) em que é feito o pedido do pagamento adiantado de uma determinada quantia por um serviço ou produto. Para convencer os clientes (seja pessoas físicas ou jurídicas) os cybercriminosos dizem que serão concedidos descontos, vantagens e brindes.

Cyber Crime – Envio de Faturas e Cobranças Indevidas

Nesse cyber crime são enviadas faturas falsas através de e-mail ou então através de cartas enviadas pelo correio. As cobranças que podem ser de serviços online ou outros tipos de serviço fazem cobranças indevidas. Os criminosos podem roubar essas informações de contas que tenham sido criadas online em sites que não são seguros.

Cyber Crime – Vendas

Está cada vez mais comum receber e-mails sobre a venda de produtos ilegais como produtos provenientes de pirataria ou mesmo remédios que são vendidos somente com prescrição médica. Além de e-mails podem ser usados canais de comentários em sites e blogs e postagens nas redes sociais.

Cyber Crime – Downloads Ilegais e Acesso a Sites Falsos

Um dos grandes riscos da internet está em fazer downloads, pois observe que quando você está procurando um programa ou mesmo um papel de parede para o seu computador encontra uma longa lista de sites no buscador. No entanto, muitos desses sites são falsos.

O grande problema está no fato de que os downloads são por vezes ilegais e esses programas baixados podem ter keylogger que servem para roubar informações. Observe ainda que esses sites ganham com a publicidade em suas páginas de maneira que sempre podem acarretar em problemas.

Cyber Crimes – Leilões Online

Comprar pela internet é algo bem delicado e indicamos que a compra seja feita somente de sites de confiança. No caso dos leilões realizados online existe sempre a possibilidade de cair num golpe uma vez que em geral esses sites oferecem preços abaixo do mercado e até mesmo itens que não chegaram ao Brasil. Os produtos em grande parte dos casos são falsos e até que se comprove a fraude o site já conseguiu enganar muitas pessoas e fazer muito dinheiro.

Cyber Crime – Serviços Ilegais

O cyber crime está tão desenvolvido que já existe o mercado de vendas de serviços específicos para cometer crimes. Alguns cybercriminosos além de dar golpes online vendem para outras pessoas programas e afins para que essas também cometam crimes.

Cyber Crime – Malwares

Dentre os principais mecanismos que os cybercriminosos utilizam estão o roubo de informações ou mesmo infecção de computadores com malwares ou kits de aproveitamento. Esses itens podem resultar em entradas em sistemas através de bugs e falhas nos programas de segurança tentando evitar bloqueios e assim tornar possível invasões.

Cyber Crime – Quebra de Verificação

Já existem programas que fazem a quebra de verificação CAPTCHA, ou seja, aquele sistema que obriga o usuário a digitar letras e/ou números para comprovar que é uma pessoa e não um robô. O objetivo desse sistema de verificação é evitar que um sistema automático crie inúmeras contas de e-mail ou mesmo perfis de spam em redes sociais.

Cyber Crime – Phishing

É importante que o usuário de internet compreenda que os cyber criminosos nem sempre querem roubar dinheiro, eles podem querer roubar informações. Basicamente os criminosos usam links de sites específicos de roubo de informações ou então pedem confirmações de contas em redes sociais. Seja como for quem perde é sempre o usuário que tem os seus dados roubados.

Com o aumento da presença da tecnologia em nossas vidas, o termo Cyber Crime tem ganhado uma alcunha mais presente no nosso dia a dia. O grande problema é entender como classificar os crimes de internet e até mesmo quais são esses crimes. Se a discussão andava um pouco adormecida, bastou que algumas fotos nuas da atriz Carolina Dieckmann vazarem para voltar com tudo.

Basicamente os Cyber Crimes são aqueles que consistem em fraudar ou invadir computadores ou redes empresariais, embora fazer isso com computadores e redes pessoais também configure crime.

Cyber Crimes

Cyber Crimes

Um cyber crime pode ser desde hackear um computador ou celular para roubar fotos até mesmo roubar os dados pessoais de alguém, como o número e senha da conta do no banco. Já existe um departamento da polícia dedicado a investigação desse tipo de crime, o que nos faz sentir mais tranquilos por um lado e nos preocupa por outro. Todo mundo pode ser vítima de um cyber crime.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Criminalidade

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.