Crime Colarinho Branco

O chamado crime do colarinho branco recebeu essa definição, em 1940. A primeira vez que foi falado, “white collar crimes” foi em um discurso do criminalista Edwin Sutherland, que depois o definiu como: “um crime cometido por uma pessoa respeitável, e de alta posição e/ou status social, no exercício de suas ocupações”.

A definição de crime de colarinho branco dada pelo criminalista americano acabou ficando conhecida e usada internacionalmente.

Crime Colarinho Branco

Crime Colarinho Branco

Como exemplo desse tipo de crime, com base na definição de Sutherland, podemos citar: suborno, uso de informações privilegiadas para o próprio interesse, fraudes contra o governo ou administração privada, entre outros.

No Brasil, também usamos a expressão crime de colarinho branco, fazendo referência a pessoas de classes sociais altas e de posição importante na política ou no setor privado que cometem crimes. Podemos citar como episódios do gênero no Brasil, casos que se tornaram notórios: como o do banqueiro Salvatore Cacciola (episódio do Banco Marka) e Pedro Paulo de Souza ( que era proprietário da construtora Encol, que faliu).

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Criminalidade

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.