Como Escolher um Júri

O auxílio da tecnologia pode influenciar no resultado de um julgamento

Como Escolher um Júri

Como Escolher um Júri

Quando um julgamento precisa ser levado a júri popular (no Brasil, isso acontece apenas na ocorrência de crimes dolosos que tirem a vida), os advogados de defesa começam uma verdadeira batalha para tentar obter jurados que sejam favoráveis a suas teses.

Nesta fase de escolha dos jurados, os advogados fazem uma verdadeira pesquisa sobre a vida da pessoa – até os familiares podem ser investigados. A escolha correta de um jurado pode ser um fator decisivo para o ganho da causa.

Vasculhando na Internet

Opiniões

Opiniões

Com o auxílio de redes sociais como Facebook, é possível saber as opiniões do candidato, inclusive preferências e como se porta diante de determinado tema. As comunidades das quais participa, suas conversas e amigos podem indicar se a personalidade da pessoa é indicada para julgar determinado caso. O candidato também precisa passar por uma entrevista, onde o advogado vai tentar saber o tanto quanto possível a inclinação da pessoa.

O Sexo Faz Diferença

O sexo da pessoa também importa. Afinal, que advogado de defesa vai querer mulheres em um julgamento de estupro? A idade pode ser crucial para determinar a severidade do julgamento; assim como pais terão mais propensão a acusar um assassino de crianças. Estas são características habitualmente checadas antes da convocação final do escolhidos. No entanto, a tecnologia começa a ser empregada para tornar essa escolha cada vez mais acertada.

Tecnologias que ajudam a escolher o jurado

Casos

Casos

Embora características pessoais sejam importantes nestes casos, o poder de persuasão do advogado ainda é mais importante durante um julgamento. Tanto, que nos Estados Unidos existem empresas especializadas em avaliar o discurso dos advogados e dizer se está convincente ou não.

Estas empresas funcionam como um julgamento de mentira, onde o advogado precisa defender uma tese na frente de jurados especializados. Estes especialistas vão conferir notas a cada argumento proferido pelo advogado. Um software é responsável por cruzar essas informações e exibir em forma de gráfico quais são os melhores argumentos para aquela tese.

Recursos multimídia também são bastante utilizados, pois a imagem reforça bastante a mensagem falada. De acordo com especialistas mais de 60% das pessoas entendem melhor alguma coisa quando ela é exibida visualmente. Até a realidade virtual anda aparecendo pelos tribunais. Em casos delicados, alguns advogados estão utilizando recursos de realidade virtual para que o jurado “assista” a cena do crime como se fosse uma testemunha. Isso pode ser decisivo para mudar a opinião do jurado.

Cada vez mais a ciência tenta fazer do julgamento um momento mais racional do que emocional. Por isso, novas tecnologias estão sendo testadas e algumas até utilizadas, para garantir que as pessoas possam realizar um julgamento adequado da situação, evitando condenações injustas ou absolvições indevidas.

Neto

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.