Usina de Itaipu

Usina de Itaipu

A Usina Hidroelétrica de Itaipu, cujo nome em Guarani significa ¨o som de uma pedra¨ , é em referência a Ilha que existia perto do local onde foi construída a barragem que formou o lago Itaipu, no Rio Paraná, na tríplice fronteira Brasil, Argentina e Paraguai. A Itaipu Binacional é a empresa construída pelo Brasil e Paraguai, no Rio Paraná, a l5 km ao Norte da Ponte da Amizade que liga Foz do Iguaçu, no Brasil, a Ciudad Del Este, no Paraguai. A Usina Itaipu é uma verdadeira maravilha da engenharia, que conta com uma capacidade instalada para gerar 14GW, através de suas vinte unidades geradoras de energia, cada uma com capacidade para gerar e fornecer 700 MW. Para que se possa fazer uma idéia de sua capacidade de gerar energia, no ano de 2008, a Usina de Itaipu gerou 94,68 bilhões de Quilowatts hora, o que representa o fornecimento de 90% da energia elétrica consumida pelo Paraguai e l9% da energia consumida pelo Brasil. São experimentos reveladores como este que dão sustentação ao desenvolvimento econômico de qualquer nação, com objetivos maiores de crescimento, pois a energia elétrica é um dos fundamentos para o desenvolvimento.

Usina de Itaipu

Usina de Itaipu

Negociações Preliminares Entre Brasil e Paraguai

Juracy Magalhães, Ministro das Relações Exteriores do Brasil e Sapena Pastor, do Paraguai, juntos deram o primeiro passo para o surgimento da Itaipu, assinando a Ata de Itaipu, uma declaração de interesses mútuos para estudar os avanços tecnológicos no aproveitamento dos recursos hídricos dos dois paises. Em 1970, um consórcio formado pela IECO dos EUA e pela ELC da Itália realizou os primeiros estudos para viabilizar a construção da Itaipu, que culminou, em 1973, com a assinatura do Tratado de Itaipu, selando assim, a construção da Usina. Já em 17 de maio de 1974, criaram a Entidade Binacional Itaipu, um casamento bem sucedido que uniu os dois paises em torno de uma obra gigante. Um Consórcio liderado pela Mendes Junior comandou a construção.

Hidrelétrica

Hidrelétrica

Conclusão da Obra

O surgimento do reservatório de Itaipu se deu a partir da conclusão da barragem de concreto, em l2 de outubro de l982 e se completou dia 27 do mesmo mês, quando as águas alcançaram as comportas que tiveram de ser abertas, devido a fortes chuvas que elevaram as águas a l00 metros da base. Os rios se tornaram fontes de energia para aqueles que sabem aproveitar e tem muito dinheiro, pois é uma energia cara no seu nascedouro, mas vai se tornando mais barata com o passar do tempo, pois a força motora é natural, a água. Itaipu, em toda a sua grandiosidade, também formou o fenômeno social chamado de os ¨brasiguaios¨, que são os brasileiros indenizados pelas suas terras alagadas e que foram ao Paraguai adquirir terras mais baratas. A Usina de Itaipu faz parte da lista das Sete Maravilhas do Mundo Moderno, elaborada pela revista americana Popular Mechanics.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Brasil

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.