UNESCO Faz Estudo Sobre Professores no Brasil

Interesse pela carreira

A cada ano que passa menor é o numero de estudantes que fazem a escolha pela carreira de professor. A UNESCO faz estudo sobre professores no Brasil e conclui que as pessoas de classes sociais mais baixas é que estão sendo atraídas pela profissão de professor. O número de jovens interessados em seguir a carreira de professor diminui cada vez mais e os motivos para nós brasileiros é clara, os baixos salários vem há muito desestimulando os possíveis interessados e fazendo com que repensem e refaçam os planos, pois por maior vocação que possam ter, quem escolhe esta profissão começa sabendo que está partindo para um sacerdócio e que quer ganhar Dinheiro Trabalhando terá que ter dupla jornada de trabalho pois além da sala de aula vai precisar ter outro emprego com eu possa se sustentar. No levantamento da UNESCO foi revelado que embora os cursos de Pedagogia tenham dobrado de 2001 a 2006, as matrículas não ultrapassaram os 37%.

UNESCO Faz Estudo Sobre Professores no Brasil

UNESCO Faz Estudo Sobre Professores no Brasil

Situação do professor

Da pesquisa foram feitos diagnósticos sobre a real situação os professores brasileiros e foi demonstrado que dos estudantes que fazem a escolha pelo magistério, são em sua grande maioria mulheres e que estas tem de modo geral mais de 24 anos e que a renda salarial desta delas é bastante baixa chegando ao máximo de três salários mínimos. Preocupante também são os dados que indicam que entre os estudantes para os cursos de magistério, raros são aqueles que freqüentam as bibliotecas ou mesmo se dedicam a leitura, entretanto mais de 80% destes alunos tem acesso a Internet. Esse estudo ainda toca em outro ponto que é uma questão crucial no Brasil que são os salários que fazem com que sejam necessários verdadeiros Milagres para que se possa sobreviver com valores tão irrisórios. O salário médio do professor brasileiro fica em R$ 927, menor do que o valor estipulado em lei que é de R$ 950.

Projetos

Projetos

A profissão

A pesquisa da UNESCO, “Professores do Brasil: impasse e desafios” dizem que a matéria que tem maior falta de profissionais é de Matemática e Português, mas mesmo sendo as matérias que mais dão oportunidades de emprego os cursos tem uma procura muito baixa. È uma profissão que requer Dedicação Total ao Trabalho, mas com o salário que pagam vem perdendo espaço para outras profissões mais rentáveis.

Escola

Escola

Do total de professores brasileiros 83% pertencem ao serviço publico e destes a maior parte está trabalhando com educação básica. O magistério no Brasil está constituído especialmente por mulheres que se dedicam a um Trabalho Duro e mal remunerado. A pesquisa da UNESCO revela ainda que na educação infantil é onde temos  o mais alto percentual de docentes que não tem formação adequada ao tipo de trabalho que desenvolvem.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Brasil

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.