Restituição IR 2009

Já estão sendo liberados os últimos lotes da restituição do Imposto de Renda 2009, ano base 2008, e muitas pessoas pagam anualmente o IR e não sabem se tem restituição e como fazer para receber. Imposto de Renda é um assunto que causa arrepios em muita gente, especialmente naquelas pessoas que caíram na malha fina da Receita Federal ou ainda aquelas que não sabem como fazer a sua declaração e Imposto de Renda nem mesmo como se habilitar para receber a restituição do Imposto de Renda já pago. Para entender melhor como funciona a restituição de Imposto de renda nós vamos esclarecer alguns conceitos importantes.

IRPF

IRPF

O que é Imposto de Renda – IR

Imposto de renda é uma percentual dos ganhos de uma pessoa ou empresa que deve ser pago obrigatoriamente ao governo de um lugar. Os impostos e os tributos são diferentes, os tributos devem ter uma contrapartida por parte do governo, como por exemplo o IPTU – você paga pela melhoria e conservação das ruas e passeios, enquanto o imposto só necessita um fato gerador, ou seja, você ganhou mais do que o teto de R$ 1.434,59 por mês no ano de 2009, deverá fazer a declaração de imposto de renda e seguindo as regras e cálculos estipulados calcular o percentual a ser pago para a Receita Federal, sob o título de Imposto de Renda. Já o Imposto de Renda Retido na Fonte – IRRF, como o próprio nome já diz, a parte do leão já fica retida, sendo descontado diretamente do salário do individuo. O imposto de Renda é devido por pessoas físicas – IRPF e também por pessoas jurídicas – IRPJ.

IRRF

IRRF

Restituição e declaração de ajuste anual

A declaração de imposto de renda pode ser feita no prorpio site da receita federal na internet, através de software que você baixa em seu computador e depois enviar e imprimir o recibo você pode até deletar. A Declaração de ajuste anual ou declaração do imposto de renda precisa ser feita obrigatóriamente pela pessoas que tem rendimentos anuais superiores aos estipulados na tabela e também por quem fez operações na bolsa, tem imóves com valor acima do estipulado e em outras condições estabelecidas pela Receita e das quais você encontra informações detalhadas no site citado.  É importante fazer a declaração de IR, especialmente para as pessoas que tiveram imposto retido na fonte, pois através da declaração você vai relatar as suas despesas com médico, dentista, psicologo, fisioterapeuta, hospitais, laboratórios e outras afins, despesa com escola e universidade, doações definidas em lei, exames e outras, além disso você pode informar os seus dependentes, e há um valor estipulado a ser deduzido por dependente. Assim soma-se as despesas médicas e outras estabelecidas com o valor da dedução por dependentes e deduz daquele valor que foi retido, e aplicando a tabela da Receita você vai ter o valor do IRRF a ser restituido pela Receita Federal.

Restituição IR 2009

Restituição IR 2009

Restituição 2009

As restituições de 2009 devem ser pagas integralmente até o final do ano, através de lotes mensais, e são referentes ao ano base de 2008, em 2010 é pago a restiuição do imposto de 2009, portanto você que tem imposto retido na fonte faça no próximo ano a sua declaração do Imposto de Renda com bastante atenção, e assim quem sabe poderá ter uma restituição bem importante do seu IR. Os primeiros a declarar também são os primeiros a receber, fique alerta!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Brasil

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.