Renovação CNH

A CNH – Carteira Nacional de Habilitação ou a popular carteira de motorista é um documento que teóricamente comprova que o motorista está capacitado para dirigir no trânsito os diversos veículos enquadrados dentro da categoria de sua carteira. Esta capacitação é realizada através de treinamento, aulas de direção, provas praticas dirigindo carro importado, moto, caminhão novo ou ônibus, dependendo da categoria, provas escritas, exame médico e curso de Direção defensiva e primeiros socorros. Mesmo depois de passar em todos os exames e treinamentos o futuro motorista recebe uma carteira de habilitação provisória, por dois anos, que limitam seu uso. Dentro desse período ele não pode ter infrações de trânsito graves sob pena de não obter sua carteira definitiva.

Renovação CNH

Renovação CNH

Quando fazer a renovação

A renovação da carteira de motorista de acordo com o novo Código Nacional de Trânsito deve ser realizada de 5 em 5 anos para os motoristas com idade entre 8 e 65 anos, e de 3 em 3 anos para os motoristas com mais de 65 anos de idade. A renovação da certeira pode ser providenciada até 30 dias antes da data da sua validade, evitando que você fique assim sem carteira.

Simulado

Simulado

Renovação da CNH

Para realizar a renovação da carteira de habilitação o motorista deverá se dirigir ao Detran da sua cidade ou então um escritório de despachante credenciado, munido de todos os seus documentos e dinheiro para pagar as inúmeras taxas para cada um dos procedimentos. Para aqueles que tem a CNH emitida antes de 22/11/1999 há a necessidade de fazer o curso de Direção Defensiva e Primeiros Socorros, com 30 horas de aula, na primeira renovação após esta data, ou então prestar a prova. Realizar o exame médico e apresentar o laudo médico, motoristas profissionais deverão ainda apresentar o laudo do exame psicotécnico. Além disso deverão apresentar a carteira de motorista original, cópia da identidade e do CPF, uma foto 3×4, recente, colorida e com fundo branco, própria para carteira de motorista, cópia de um comprovante de residência e comprovante do pagamento da taxa de renovação e emissão de CNH. De posse de todos esses documentos e comprovantes a emissão do novo documento deve ser rápido.

Detran

Detran

Tarifas e taxas

Salientamos que o valor das taxas e tarifas cobradas para emissão e renovação da carteira de motorista são muito variáveis de um lugar para outro, apesar do Detran estabelecer limites para esta cobrança, portanto, antes de procurar um órgão cadastrado para fazer a sua renovação, pesquise na internet, no site do Detram do seu estado os valores médios das tarifas e também o teto máximo. O Detran oferece algumas opções gratuitas, como por exemplo o curso de Direção Defensiva e Primeiros Socorros, mediante agendamento. Vale a pena verificar primeiro, você poderá fazer uma economia significativa, pois muitas vezes os preços cobrados pelos credenciados são abusivos.

Curso de Direção Defensiva e Primeiros Socorros

O Curso tem 30 horas e é obrigatório para quem vai tirar sua primeira habilitação de motorista, ara quem tem a carteira emitida antes de 22/11/99 e vai fazer sua primeira renovação, nas próximas não será necessário. Também os condutores infratores precisam fazer o curso como reciclagem. O curso, via de regra, só precisa ser feito uma vez, assim motoristas que já fizeram o curso em virtude de outras circunstancias, como os condutores de transporte escolar, produtos perigosos, coletivos, emergência, policiais, etc.

O curso de Direção Defensiva e Primeiros Socorros tem um conteúdo muito importante de aplicação prática, e todos os motoristas realmente devem fazer o curso, não somente as provas, pois as noções de direção defensiva são muito importantes para a paz no trânsito e se fossem realmente assimiladas pelos motoristas o número de acidentes no trânsito seria drasticamente reduzido.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Brasil

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.