Reflexos Econômicos da Copa 2014 e Olimpíadas 2016

Eventos

Trazer a Copa de futebol em 2014 e os Jogos Olímpicos em 2016 para o Brasil foi com certeza a coroação de um trabalho árduo há muito desenvolvido pelo Ministério de Esportes, Governo Federal e outras entidades que trabalharam duro, com seriedade, arrojo e competência para que o Brasil fosse contemplado. O anuncio de que o Brasil sediaria a Copa de 2014 aconteceu ainda em dezembro de 2007 e neste ano, depois de 3 tentativas o Brasil finalmente foi o escolhido para sediar os Jogos Olímpicos de 2016, num processo emocionante, que foi disputado ainda no terceiro turno de votação do COI – Comitê Olímpico Internacional.

Reflexos Econômicos da Copa 2014 e Olimpíadas 2016

Reflexos Econômicos da Copa 2014 e Olimpíadas 2016

Reflexos na economia nacional

A realização dos dois maiores eventos esportivos internacionais em solo brasileiro vai exigir dos Governos Federal, Estadual e Municipal junto com a iniciativa privada e patrocinadores um investimento bilionário, mas com retorno garantido. Os eventos devem aquecer a economia nacional, e os principais reflexos devem ser sentidos nos Estados que vão receber os jogos da copa, suas capitais e também as cidades adjacentes. Os setores onde haverá maior repercussão devem ser o setor hoteleiro, alimentação, transporte, entretenimento, enfim, toda a cadeia de turismo domestico dessas regiões. Entretanto o Rio de Janeiro com certeza é o Estado em que haverá maior concentração de investimentos e consequentemente de lucros, pois além de sediar a final da Copa do Mundo em 2014 irá sediar todos os Jogos Olímpicos 2 anos após, que serão realizados nas cidades cariocas. Mas se os lucros deixados na realização dos eventos irá cair especialmente nos cofres dos setores diretamente ligados ao turismo, outros setores já devem começar a sentir os benefícios dos eventos esportivos já no ano que vem, quando as cidades que irão sediar a Copa do Mundo devem começar a construção e reforma dos estádios, hotéis, restaurantes e de toda a infra-estrutura para receber os turistas durante a realização dos jogos. O movimento na construção civil deverá ser muito significativo durante estes 4 próximos anos, com o aquecimento do setor imobiliário, com repercussão no comércio, aumento de empregos diretos e indiretos e impostos para o Estado. Enfim a preparação para receber os eventos deve gerar trabalho e renda para todos os setores da economia.

Estadios

Estadios

Outros setores beneficiados

O impacto causado pelo anuncio da realização da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos no Brasil é imensurável, com a geração de empregos e o aumento da procura e da oferta de serviços e produtos em todos os segmentos. Como exemplo podemos citar as escolas de inglês do Rio de Janeiro e algumas outras capitais que irão receber jogos da copa do mundo. A procura por estes cursos já aumentou muito, com pessoas que estão em busca de capacitação, pois haverá uma grande necessidade de profissionais que falem o idioma, o que deverá ser muito valorizado. Entre outros benefícios indiretos a população poderá usufruir da melhoria da infra-estrutura básica das cidades sede dos eventos, que receberão investimentos em transportes coletivos como metro e trem bala, urbanização, iluminação, etc.

Cidades

Cidades

Segundo os especialista, ainda é muito cedo e impossível ainda avaliar a abrangência dos benefícios que a realização dos dois eventos internacionais deixarão no país, mas o governo já está se organizando para financiar através do BNDS toda a infra-estrutura necessária, já havendo muitas empresas interessadas em se habilitar.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Brasil

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.