Pastoral Da Pessoa Idosa

Fazendo parte da CNBB (Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil) a Pastoral da Pessoa Idosa se tornou um organismo de ação social, graças ao encontro de duas pessoas. O encontro da médica Zilda Arns com outro médico, geriatra, João Batista Lima Filho em um aeroporto, levou horas, por causa de uma espera devido ao tempo ruim, e resultou nesse projeto para ajudar pessoas de mais idade.

Pastoral Da Pessoa Idosa

Pastoral Da Pessoa Idosa

História

Concretizando-se exatamente 1993 quando a pastoral da criança já fazia 10 anos de estrada, a Pastoral da Pessoa Idosa sai do papel de um inesperado encontro e passa a fazer parte de um dos programas mais importantes do Brasil.

Considerada uma fraternidade que está voltada em acompanhar as famílias as crianças e os membros de idade avançada das comunidades mais carentes. Sabendo que a predominância de pessoas na terceira idade será cada vez maior devido ao desenvolvimento da medicina e tratamentos de doenças.

História

História

A base principal do programa de dá há um livro que foi escrito entre 1994 e 1995 pelo Dr. João Batista Lima Filho. O livro acabou virando um manual de orientação para o bem com a vida. Segundo a obra, existem tratamentos e cuidados específicos e científicos que devem ser usados com os indivíduos de idade mais avançada, tudo elaborado com a maior cautela para atingir o publico alvo e a todos os integrantes mais velhos da comunidade.

Somente depois de mais alguns anos que a Pastoral da Pessoa Idosa conseguiu obter o formato que queria e aplicar a sua metodologia, onde as intenções principais seria a de formar equipes de liderança, e transmitir toda a solidariedade e conhecimento necessário há todos os membros que se encontram na terceira idade junto com sua família.

Inicialmente o projeto começou no Paraná, onde foi distribuído 10 idosos para cada voluntário da causa. O trabalho era feito por meio de visitas a residências, e pesquisas realizadas com a própria organização. Mas foi só em 1999, que começou o verdadeiro crescimento do projeto, e ele começou a se espalhar por todo o Brasil.

Dificuldades

Apesar do grande sucesso que o programa alcançou em 2000 e depois pelo estatuto do Idoso em 2004, ele sofreu um grande impacto com a morte de Zilda Arns em 2010, Ela era a única liderança forte que o projeto tinha.

Uma das maiores dificuldades que se encontram atrelados junto a esse projeto é a assinatura de convênios, devido as carências políticas para com o idoso. Um pouco de morrer, Zilda havia conseguido um convenio que ajudaria a Pastoral a sobreviver por mais um ano, mas ainda foi um investimento pequeno relacionado ao que é adquirido com a Pastoral da criança, que vive com nada menos do que 34 milhões ao ano. Dá pra ter uma noção de quanto vale a importância que é dada aos idosos.

Não se sabe ao certo se essa organização vai perdurar por muito mais tempo. Se ela vai conseguir se manter apenas com convênios cada vez mais baratos. Sabe-se apenas que objetivos não acabam, e tem metas de crescer cerca de 15% o atendimento em idosos de todo o país. Mas o futuro continua invisível e dependente da boa vontade de muitos voluntários.

Estatuto Do Idoso

Fundado em 2004 durante a primeira Assembléia Nacional da Pastoral de Pessoa Idosa, foi feito seu artigo 2º onde eram expressos os verdadeiros objetivos e finalidades do projeto.

Sendo Ele:

Assegurar valorização e dignidade a todas as pessoas idosas, promovendo o ser humano físico e espiritual, dentro de um processo educativo e integral, respeitando os direitos do próximo de forma contínua junto às famílias e comunidade. Independente de profissão, cor, raça, sexo, religião ou política. Para que possa haver um convívio respeitoso, algumas atividades devem ser seguidas, como por exemplo:

  • Respeitar e estimular a espiritualidade das pessoas mais velhas;
  • Valorizar sempre a história dessas pessoas, a biografia delas é sempre interessante e a sabedoria adquirida com isso serve de forma valiosa para o resto da vida, tanto da nossa quanto da deles. É uma espécie de preservar uma memória coletiva;
  • Promover o desenvolvimento mental, social, físico e espiritual dos mais velhos;
  • Estimular o convívio entre pessoas da terceira idade a fim de tornar a velhice mais ativa, sempre em busca de longevidade;
  • Promover os direitos do idoso em participação de conselhos;
  • Acompanhar a situações através de um sistema informatizado;
  • Capacitar cada vez mais pessoas as visitas residenciais e para as outras atividades complementares junto aos idosos;
  • Realizar parcerias para obter fins de manter a Pastoral sempre ativa;
  • Organizar alguns grupos de solidariedade dentro da comunidade e em diferentes níveis para promover a qualidade de vida e bem estar dos idosos;
  • Abrir as questões e informações sobre os idosos via redes e comunicação social na internet;
  • Esclarecer e promover a aceitação das pessoas idosas para que elas não sofram preconceito;
  • Sempre valorizar a vida até o seu último instante, a fase final é o principal item apoiada dentro do programa nos cuidados paliativos, eles asseguram o caráter espiritual de todo ser humano;
  • Respeitar e promover o respeito a cidadania e os direitos das pessoas idosas, e dessa forma ajudar a implementar e apresentar o Estatuto do Idoso.

É fato que o programa ainda passa por algumas dificuldades, mas a ajuda de todos os voluntários tem feito com eu tudo caminhe e funcione bem além de todos os problemas. Os idosos precisam de mais atenção, eles fizeram e fazem parte do mundo em que vivemos hoje. Boa parte de tudo o que vemos e usamos, foi construído ou inventado por alguém que hoje está mais velho.

A sociedade se esquece dos valores que deveriam ser voltados ou pelo menos dado para as pessoas que ajudaram a construir o país e o mundo. Em uma época onde não havia tanta tecnologia nem informação suficiente e as dificuldades eram sim verdadeiras. Foi através dos erros e acertos dessas pessoas que podemos viver da forma que vivemos hoje, com maiores expectativas de vida e mais esperança de dias melhores.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Brasil

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.