Obras do Governo Paralisadas

Nesta terça-feira, 29 de setembro, os membros do Tribunal de Contas da União, por unanimidade aprovaram relatório em que recomendam sejam paralisadas 41 obras que vinham sendo realizadas pelo governo federal e isto devido a graves irregularidades que foram encontradas pelo órgão durante fiscalização que se realizou durante este ano de 2009. Do total das obras do governo paralisadas, 13 delas são do Programa de Aceleração do Crescimento, o famoso PAC que tanto o presidente Lula fala. Mas este relatório agora é encaminhado ao Congresso Nacional onde será analisado e aí, Prepare-se para o Inesperado, pois nunca se sabe como estes votarão. A verdade é que os congressistas é que terão de decidir se os recursos para estas obras serão bloqueadas ou não no orçamento do próximo ano.

Presidente

Presidente

Irregularidades

Segundo o ministro Aroldo Cedraz 219 obras foram alvo da fiscalização direta no local onde estão sendo executadas e o valor total destas obras era de R$ 34,5 bilhões. Deste número, 99 eram obras do PAC cujo valor fica em R$ 25 bilhões. São obras que envolvem Muito Dinheiro e necessário se faz que sejam realmente fiscalizadas afinal o Desvio de Dinheiro Publico é uma constante em nosso país, por isso não é de admirar que as principais irregularidades encontradas tenham sido: superfaturamento, licitações irregulares, falta de projetos de execução e falta de Controle Meio Ambiente.

Brasileiro

Brasileiro

Com 2446 obras do PAC em andamento, as 13 com irregularidades representam 0,5% do total de empreendimentos que o programa tem em execução. Os ministros receberam criticas de integrantes do governo pelo fato de terem recomendado a interrupção das obras, mas o relator defendeu o trabalho do tribunal afinal esta é uma tarefa de competência deste órgão e segundo afirmou este não tem conotação política, a fiscalização só tem a intenção de evitar fraudes nestas obras.

Obras do Governo Paralisadas

Obras do Governo Paralisadas

Economia para o governo

As obras superfaturadas não interessam a ninguém uma vez que isto é Desvio Dinheiro Público e, portanto tem sim que ser fiscalizado e a verba bloqueada, pois certamente quem se coloca contra uma ação deste tipo do Tribunal de Contas da União, algum interesse escuso certamente deve ter. Além disso, o baixo porcentual de obras do PAC com problemas parece demonstrar que não existe interesse político envolvido na interrupção destas. O ministro Ubiratan Aguiar também ficou descontente com as criticas recebidas e afirmou que a ninguém interessa a interrupção de uma obra, pois isto trás prejuízos, mas ponderou que interessa menos ainda a fraude que acontece em algumas obras e que as mesmas somente são paralisadas quando não é possível outra ação no sentido de regularizar a situação e trazer economia para o governo. Não Esqueça que o dinheiro que está sendo desviado é o dinheiro do povo e como tal deve ser preservado.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Brasil

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.