O Sonho da Aposentadoria

O Sonho da Aposentadoria

Difícil imaginar que ainda, nos dias de hoje no Brasil os trabalhadores possam continuar mantendo o sonho da aposentadoria inalterado, ou seja, com a mesma credibilidade que outras pessoas faziam a décadas passadas. Depois de tantos anos e desilusões era de se esperar que a maioria dos trabalhadores já chegasse à época em que devem se aposentar com os pés bem firmes no chão e sabendo que não poderão contar com muito dinheiro como desejariam e que também não será possível a realização da maioria dos sonhos acalentados durante os anos de trabalho duro a que se submeteu.

O Sonho da Aposentadoria

Qual a Solução?

Até agora parece que a única solução encontrada por grande parte dos aposentados foi continuar lutando com a dura vida de dedicação total ao trabalho, pois com os gastos em geral superando o que recebem não tem outra saída a não ser ir à busca de um novo trabalho. E mais dura ainda se torna a realidade porque os gastos não se dão em função de viagens de férias, de passeios com amigos, não são para excursionar pelo Brasil como desejariam. São apenas para suprir as despesas costumeiras com sustento do lar, estudos de filhos, muitas vezes de netos, além dos planos de saúde cada vez mais caros enquanto que o aumento dos proventos de aposentado sequer acompanha os índices da inflação, a não ser que você ganhe apenas um salário mínimo.

Previdência Social

Qualidade de Vida

Rapidamente os aposentados no Brasil, se dão conta de que a melhoria de qualidade de vida com a aposentadoria foi apenas um sonho e então vem a decepção. Para piorar a situação agora falta a esperança de dias melhores, pois com idade já avançada e as dificuldades para conseguir trabalho, se torna muito complicado voltar a ter esperanças de um futuro melhor. Alguns casos complicam mais ainda se transformando em quadros de depressão quando as pessoas passam a vida fazendo planos para esta época da vida em que não mais terão aquele compromisso de todos os dias e quando chegam lá não se encontram. Como a qualidade de vida depende de dois fatores fundamentais que é independência financeira e saúde física e emocional, normalmente na aposentadoria falta um dos ingredientes, quando não os dois.

Previdência Privada

Previdência Privada

Mudanças de Comportamento

A convivência com essa dura realidade tem feito com que jovens estejam se preparando para mudar esse quadro quando for chegada a sua vez e para isso vem buscando alternativas para não dependerem exclusivamente do INSS quando aposentados, como fazem hoje pais e avós. Como para isso não existem receitas mágicas, as soluções encontradas têm sido a Previdência Privada e desde cedo investir na poupança e em alguns outros tipos de aplicações que de alguma maneira possam garantir a tranqüilidade do futuro.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Brasil

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.