Maiores Medos dos Brasileiros

Não há duvidas de que cada pessoa carrega com si alguns medos. Podemos tentar imaginar quais são aqueles mais comuns entre os brasileiros ou que são mais raros e finalmente, o que desencadeia determinado medo em cada um. Pensando nessas hipóteses, um instituto resolveu sair em campo e descobrir quais são os maiores medos dos brasileiros. A primeira observação da pesquisa, foi que o povo “está mais preocupado”.

Medos dos Brasileiros - Compras Online

Medos dos Brasileiros – Compras Online

A pesquisa tinha o objetivo de “tirar” de cada um entrevistado, quais eram os seus maiores medos e inseguranças. A escala considerada para analisar as respostas variava de 0 a 300, o primeiro resultado mostrou que o nível de preocupação que na última pesquisa era de 153 (referente ao ano de 2013) subiu para 177 (referente ao ano de 2014).

Resultados da Pesquisa Sobre o Medo dos Brasileiros

1- Sobre a relação com a internet

Um tópico que não poderia ficar de fora da pesquisa, uma vez que a maioria da população brasileira tem acesso a internet e gasta muitas horas diante de um computador, seja simplesmente navegando ou utilizando para algum tipo de serviço.

Quando o assunto é internet e os crimes virtuais, isto é, todos os golpes que podem ser praticados através dela, o povo brasileiro aparece como um dos mais preocupados do mundo. Ficando atrás somente da Alemanha.

O golpe com cartão de crédito ou qualquer coisa relacionada ao banco, por exemplo, preocupa 84% dos brasileiros, segundo resultados da pesquisa.

2- Sobre os aeroportos

Também foi levantada a questão dos aeroportos na pesquisa, sobre o que os brasileiros acham de todos os procedimentos de segurança a que são submetidos antes de embarcar em um avião.

Neste quesito, a resposta dos entrevistados brasileiros foi de muita conformidade e compreensão com todas as normas de segurança aplicadas, 87% consideram normais e não demonstram nenhum desconforto.

Para os brasileiros tirar botas ou sapatos, passar bagagem pelo raio-x, quando a bagagem é revistada, interrogatórios são feitos para sua própria segurança. As respostas foram sempre mais ou menos a mesma, “se não estou fazendo na de errado não devo me incomodar, todos procedimentos servem para a minha própria segurança”. Obviamente, tiveram pessoas que se disseram incomodadas e afirmaram que tudo isso é “constrangedor”, desconsiderando a importância das normas de segurança.

Segundo a Polícia Federal do Rio de Janeiro, pelo menos na cidade, o brasileiro é um povo muito colaborativo quando o assunto são normas de procedimentos de segurança. Ele disse, que na maioria dos casos de abordagem, o brasileiro responde sem estresse, está sempre sereno e tranquilo. Porém, considere que a pesquisa apontou que 13% dos brasileiros são contra as regras de segurança dos aeroportos. Um percentual considerado muito alto, uma vez que são feitas para a proteção da própria pessoa que viaja.

Porém, para os representantes da Polícia Federal, esse 13% pode ser, na sua maioria, as pessoas que estão usando o serviço aéreo pela primeira vez e por falta de informação, consideram uma abordagem um constragimento. Para eles, com acesso a informação, esse grupo também vai encarar as regras com normalidade e serenidade.

Lista Com os 10 Maiores Medos dos Brasileiros

A internet e o aeroporto foram dois pontos abordados e aprofundados, mas obviamente em uma pesquisa livre, os brasileiros citam muitas outras coisas que têm medo, até mais do que o primeiro e segundo citados.

1- Em primeiro lugar aparece o medo de ter câncer. De todos os entrevistados, 81% tem medo de ter a doença, apesar de ser um problema que em muitos casos, se consegue a cura, porém, o tratamento é um fato citado entre os entrevistados. Não é só medo da morte que assusta os brasileiros, mas passar pelo tratamento para combater o câncer também.

2- Medo de perder as pessoas que ama aparece em segundo lugar. É um dos maiores medos dos brasileiros, 78%, diz não saber lidar com a morte de uma pessoa querida.

3- Medo de contrari o vírus da Aids aparece em terceiro lugar na pesquisa. Apesar de pesquisas recentes mostrarem que não só o brasileiro, mas pessoas do mundo todo estão se descuidando em relação a Aids, a doença ainda assusta 71% dos entrevistados. Essas pessoas demonstram muito medo em ter que lidar com a contaminação do vírus.

4- Medo de pegar dengue. Como dá para perceber o brasileiro tem entre os maiores medos, problemas de saúde, uma delas é a dengue. Segundo os pesquisadores, o medo da dengue está associado ao fato de poder morrer com a doença, o mesmo serve para o câncer e a Aids, porém, no caso das duas últimas, o tratamento também assusta.

5- Medo que os filhos passem por algo ruim representa para 70% dos entrevistados. As pessoas que têm filhos pensam primeiro neles e depois em si mesmas. A ideia de que algo ruim possa acontecer a um filho é um dos maiores medos dos brasileiros, que tentam fazer de tudo para protegê-los, mesmo depois de grandes.

6- Medo de ser assassinado foi citado por 70% dos entrevistados, o que deixa óbvio o efeito que a violência no Brasil gera na cabeça das pessoas. Um boa parte da população brasileira tem medo de sair de casa e não voltar mais, por ser vítima da violência.

7- 65% da população tem medo de ser atingido por uma bala perdida, o que reforça a teoria do medo da violência, que assusta mais do que a metade da população.

8- Ainda reforçando o receio com a violência, 61% dos entrevistados disseram ter medo de serem assaltados enquanto usam um caixo eletrônico. Como se percebe uma ideia puxa a outra e todas elas estão ligadas aos casos de violência.

9- Para reforçar a teoria, 59% dizem que nem em casa se sentem seguros e têm medo de sofrerem um assalto. O que prova que atualmente, uma das maiores preocupações e medo do brasileiro está mais do que relacionada com a violência.

10- Medo de sofrer acidente no trânsito também aparece na lista, citado por 58% dos entrevistados. Os brasileiros não se sentem seguros dirigindo e citam sempre os irresponsáveis no volante que podem provocar sérios acidentes.

Em linhas gerais, a maioria dos medos dos brasileiros está relacionado com a opção de se fazer mal e morrer.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Brasil

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.