Doping de Daiane dos Santos

Doping de Daiane dos Santos

A notícia de que a ginasta brasileira Daiane dos Santos, 26 anos, foi flagrada por um exame antidoping deixou a comunidade esportiva brasileira surpresa. Se a ginasta for condenada por doping no esporte, sua pena pode chegar a dois anos de suspensão, o que provoca uma interrupção irreparável em sua carreira, e até mesmo sua aposentadoria precoce.

Doping de Daiane dos Santos

Doping de Daiane dos Santos

Entenda O Que Aconteceu

Daiane dos Santos já conquistou muitas vitórias e medalhas representando o Brasil na ginástica olímpica, e sua ultima participação em competições oficiais foi no ritmo das Olimpíadas de Pequim, pois logo depois, em outubro de 2008, precisou se submeter a uma cirurgia para corrigir o alinhamento de sua perna em 10º, em março deste ano fez nova cirurgia então para retirar a placa de titânio colocada na primeira intervenção, assim faz um ano que a ginasta não participa de competições, porém já estava treinando regularmente. No mês de julho deste ano, mesmo sem estar competindo, Daiane passou por um teste de antidoping.

Na ocasião ao preencher a ficha obrigatória ainda relatou que estava tomando medicação por conta de um tratamento médico que estava fazendo. Agora, no dia 30 de outubro, saiu o resultado oficial do exame e a atleta é acusada de doping, tendo até o dia 13 de novembro para apresentar sua defesa. O resultado da análise comprovou a presença de furosemida, um diurético utilizado para emagrecer e também para mascarar a presença de anabolizantes presentes em suplementos alimentares, na urina e faz parte da lista de substâncias proibidas pela Agencia Mundial de Antidoping.

Repercurssão

Daiane dos Santos é para os brasileiros um exemplo de talento e força de vontade e a notícia de seu possível envolvimento com doping causou surpresa a todos. Se ela for condenada não poderá participar das competições para a Olimpíada de 2012, o que poderá colocar um ponto final na carreira brilhante de Daiane, que já tinha anunciado que deveria se aposentar depois da competição mundial. O fato da atleta não estar competindo há cerca de um ano e ser acusada de doping causa estranheza em todos da comissão técnica da ginasta. Ela não está em período de competições, nem estava quando foi realizado o exame.

Segundo a Confederação Brasileira de Esportes Daiane estava afastada da seleção brasileira desde 23 de outubro de 2008, quando se submeteu a cirurgia e portanto desde lá estaria inelegível para este tipo de exames, além do mais relatou o uso da substancia na ficha entregue a Federação Internacional. Com e resultado do exame Daiane dos Santos entra na lista dos atletas brasileiros flagrados no exame anti-doping no ano de 2009, são 24 casos, um número tão extenso quanto triste para o esporte nacional, justamente no ano em que o país comemora a vitória na eleição para sediar as olimpíadas de 2016, o que deixou Lula emocionado .

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Brasil

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.