Como As Favelas Surgiram No Brasil?

Abolição dos escravos: No primeiro semestre do ano de 1888 a escravidão foi considerada prática ilegal no Brasil. Com isso os afrodescendentes tinham duas opções: (1) Permanecer nas fazendas e continuar a ser explorado em termos de salário (2) Seguir aos centros urbanos e tentar a sorte como homem livre. Quem ficou com a segunda opção encontrou problemas no caminho, caso da falta de emprego de qualidade e moradia.

Com o aumento do número de pessoas nos centros urbanos surgiram as primeiras delegacias de policia para prender quem fazia tumulto, ou seja, qualquer pessoa pobre que estivesse nas ruas das cidades elitizadas. Sem saída o único caminho do grupo para evitar a repressão era fixar residência em territórios distantes dos grandes centros, como no alto do morro e nas periferias. Assim começou as favelas no Brasil.

Como As Favelas Surgiram No Brasil?

Como As Favelas Surgiram No Brasil?

Quais As Primeiras Favelas Do Brasil?

Depois de dez anos da abolição dos escravos em terras nacionais os moradores pobres e discriminados se designaram para os morros do Rio de Janeiro. Interessante notar que os movimentos migratórios aconteceram no mesmo período da Guerra dos Canudos, ou seja, nos últimos anos do império nacional. As migrações se intensificaram nos primeiros anos da República, quando surgiram as primeiras delegacias para conter a massa de desabrigados que se espalha nos pontos da capital do Brasil.

Qual Origem Do Nome Brasil?

Especialistas atentam ao fato de que o nome favela não representa homenagem direta da linguagem indígena para explicar o conjunto de moradia, como acontece com o termo “maloca” que entre os indígenas consiste em casa que vive dezenas de nativos (imagem positiva), ao homem branco existe a referência de conjunto de desabrigados reunidos em locais ilegais, como em cima de morros ou ao redor dos mananciais – fontes de água com poder de abastecer parte do povo com o uso do ciclo de abastecimento da água. Nos montes de terra carioca existia conjunto de espécies com o nome de “favela”, tipo vegetal que aparece de forma comum nos terrenos de caatinga por causa da peculiaridade de conseguir sobreviver ou voltar à vida nos climas secos e quentes.

Poder Público De Olho Na Pobreza

O poder público do Rio de Janeiro apenas começou a se preocupar no final da década de vinte do século XX, quando inclusive a escola de samba Estação Primeira de Mangueira já tinha sido formado por Cartola e os amigos. Os primeiros sambas que foram compostos nos morros cariocas, ou seja, no Brasil, também traziam histórias que retratam o problema pontual que a sociedade periférica que vivia na camada da sociedade tinha com o poder policial.

Plano Agache: A primeira ação do poder público para resolver a questão do aumento das favelas no Rio de Janeiro. Plano em prática no ano de 1927 seguir o que virou conceito básico quando o assunto era resolver problemas de moradia do gênero. O governo se preocupou em fazer reformas nas casas e barracos no sentido de melhorar a imagem da cidade que estava crescendo como foco turístico, deixando a grande parte das residências na parte de trás sem nenhuma melhoria. Críticos da época apontavam que os republicanos não se preocuparam de fazer a integração social, fato que prejudicou de forma direta na piora das condições de segurança e aumento da criminalidade.

Poder Público De Olho Na Pobreza

Poder Público De Olho Na Pobreza

Discriminação e Preconceito: Segregação Racial No Brasil

Com o fim da escravidão o Brasil também sofreu período de segregação que de forma explicita isolou os afrodescendentes na sociedade. Negros não conseguiam encontrar empregos perdidos por imigrantes europeus que fugiram dos problemas no território da terra natal para seguir ao solo verde amarelo para mudar de vida. No ano de 1948 aconteceu a primeira estatística patrocinada por governo para medir o número e características principais dos moradores em casas nos morros do Rio de Janeiro.

De acordo com livro “Um Século de Favela”, a grande parte dos habitantes era composta por pardos e negos (assim como nos dias atuais), conhecidos por ter estilo “atrasado de forma hereditária”. O mesmo documento também apontou que os povos de morro eram mal ajustados por vontade própria do mundo social no país, se esquecendo de mencionar a carência do Estado em integrar os descendentes de escravos retirados da África para trabalhos forçados no Brasil. O artigo do site “favelaeissoai.com.br” aponta maiores informações a respeito do fato. Especialistas em sociologia apontam que a presença das favelas consiste de forma prática nos problemas de moradia que se encontra pontual desde a época colonial.

Favela Em Belo Horizonte

De acordo com a história do Brasil as favelas se relacionam de forma direta com o começo da popularização da capital de Minas Gerais. Em termos práticos operários que construíram as casas e grandes estruturas para escola, hospitais e prédios da prefeitura se reuniam para morar em conjunto nas favelas, em principal quando não eram enquadrados no sistema residencial formal.

Com o desenvolvimento diminuíram os números de favelas em níveis a se considerar, embora ainda existam alguns conjuntos na região metropolitana. Diversos pontos turísticos ou comerciais da atualidade foram antes zonas em que a classe pobreza vivia antes do poder público desabrigar para novas casas em estrutura de alvenaria e sistema de saneamento integrado de modo oficial. Com a construção da Via Expressa governo mineiro conseguiu resolver o problema a respeito de casas instaladas na beira do Rio Arrudas, fonte da manancial que não pode ter outras estruturas artificiais a não ser o sistema que recolhe a água no ciclo de abastecimento na região.

Samba e Favela

Não se pode ignorar o fato de que os dois elementos se relacionam de forma direta no Brasil. O gênero musical surgiu no começo do século XX, assim como as primeiras favelas de moradores que antes eram escravos e agora viviam como pessoas livres à beira da sociedade que antes escravizava. A sociedade ignorou as favelas ao ponto das mesmas crescerem em níveis altos e se tornarem ponto pontual e que de forma provável nunca mais vai sair do cenário de cidades como o Rio de Janeiro, por exemplo.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Brasil

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.