Chuvas Reduzem Moagem de Cana no Centro-Sul

As condições climáticas da Região Centro-Sul não foram favoráveis a colheita da cana de açúcar, provocando uma redução na moagem em torno de 6% menor do que a do no passado, no mesmo período. Quando as chuvas reduzem moagem de cana no Centro-Sul, isto não representa somente a perda em pontos percentuais, mas principalmente no teor de açúcar contido na cana, que com o atrazo na colheita, reduz o teor causando ai sim, prejuízos consideráveis e Fora de Controle por parte dos produtores que nada podem fazer para mudar o tempo. Para que se entenda melhor esta questão, vamos exemplificar uma lavoura de soja que ao tempo da colheita, faltou maquina ao produtor para sua colheita, resolvido o problema da maquina, dependendo do tempo perdido, a soja vai debulhando e esses grãos debulhados vão permanecer na lavoura. Com a cana de açúcar o que se perde é o teor, ou a quantidade de sacarose contida na cana de açúcar, que com o passar do tempo, vai perdendo a qualidade pela redução no teor.

Chuva

Chuva no Centro Sul

Mas não é só na Centro-Sul que acontecem esses problemas, pois o clima atua da mesma forma em todas as regiões produtoras da cana de açúcar do Brasil e do mundo. O homem não tem o domínio sobre o clima, o que se consegue hoje em dia, graças aos Avanços da Tecnologia o Inpe do Brasil consegue ter a previsão do que vai acontecer com o tempo, na época da colheita, dando-lhe a oportunidade de tomar medidas cabíveis se elas existirem.

Chuvas Reduzem Moagem de Cana no Centro Sul

Chuvas Reduzem Moagem de Cana no Centro Sul

Com as chuvas reduzindo a moagem de cana de açúcar na Centro-Sul, fez com que esta moagem em julho fosse inferior ao mesmo período do ano passado, quando atingiu 35.9 milhões de toneladas de cana. Os Estados mais afetados foram Mato Grosso do Sul, Paraná e algumas micro-regiões de São Paulo. A lentidão provocada pelas chuvas que reduziram a moagem de cana na região está sendo apontada como principal causa do aumento do preço do açúcar no mercado internacional. Os preços atuais atingiram uma máxima de preços só alcançada há 28 anos atrás.

Cana

Cana

Para os especialistas no assunto, o maior impacto causado pela redução na moagem da cana de açúcar na região Centro-Sul, foi à redução de açúcar obtido por tonelada de cana esmagada, ou seja, a redução de açúcar que o atraso na colheita provoca. E como Fugir de Problemas desse espaço natureza? É quase impossível, os produtores devem dar o máximo de atenção ao tempo, agilizando sua colheita, sempre de olho nas previsões, que hoje são de muito bom nível, entre 90 à l00% de acertos. As chuvas que causam estragos em época de colheita, no crescimento vegetativo da cana de açúcar, favorecem o aumento de toneladas por hectares colhidas. Quando ocorrem em tempo de colheita, provocando redução no ritmo e com isso causa a diminuição da sacarose na cana colhida, trazendo prejuízos aos produtores.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Brasil

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.