Caso De Espionagem No Brasil: O País é Alvo Dos Estados Unidos

Foi descoberto que o Brasil é um dos maiores alvos de tentativa de espionagem por parte dos Estados Unidos. A revelação veio a público através de Edward Snowden, que teve acesso a documentos secretos americanos. Em seguida, veio a confirmação do jornalista Glenn Greenwald, afirmando que o Brasil não só é um alvo como é o maior alvo. Segundo o jornalista norte-americano, ainda tem muita coisa que será revelada a respeito da espionagem americana.

Entre as acusações que foram feitas ao governo americano de espionar o Brasil, foi descoberto que até mesmo os e-mails da presidente Dilma Rousseff foram controlados, assim como os dos seus assessores mais próximos.

Caso De Espionagem No Brasil: O País é Alvo Dos Estados Unidos

Caso De Espionagem No Brasil: O País é Alvo Dos Estados Unidos

Quem é Snowden, Que Revelou o Caso De Espionagem

Tudo começou quando Edward Snowden, que foi um técnica da NASA, a agência de segurança americana, contou para o “The Guardian”, um dos principais jornais britânicos, que os americanos estavam espionando o Brasil.  O jornalista Greenwald, então, ficou sabendo porque é colunista do jornal.

Quem é Snowden, Que Revelou o Caso De Espionagem

Quem é Snowden, Que Revelou o Caso De Espionagem

Posição Do Governo Diante Da Denúncia De Espionagem

Depois de descobrir que o Brasil era alvo de espionagem americana, o governo brasileiro cobrou imediatamente uma resposta aos Estados Unidos, em carta escrita e formal. A Casa Branca respondeu dizendo que será dada uma explicação através dos setores diplomáticos de ambos os países. Porém, não foi feito nenhum comentário público a respeito das denúncias contra o governo norte-americano.

A única coisa que foi falada à imprensa é que o governo americano sempre deixou claro que é feito o trabalho de inteligência em outros países. O que segundo jornalistas brasileiros se trata de uma resposta muito vaga e o governo não deveria se dar por contente, deveria exigir uma resposta mais enérgica.

Já o colunista do jornal The Guardian, Greenwald, afirma que os Estados Unidos em muitos casos espionam os países aliados somente por uma questão de poder. O fato de fazer esse tipo de “trabalho” os torna mais potentes. Desta forma, eles precisam coletar tudo o que querem, o mair número de informações possíveis e isso ajuda na hora de ter vantagens industriais, sem falar que eles estão sempre atentos a tudo que é relativo a segurança nacional.

Acaso ou não, o namorado do jornalista americano envolvido no caso, que é um brasileiro, David Miranda, foi parada pela polícia em Londres e interrogado por tempo superior a 9 horas.

O que sugeriu o jornalista Greenwald que fosse feito por parte do governo brasileiro depois das denúncias é buscar uma resposta, e que o povo também faça pressão para que isso aconteça.

Sobre Os Documentos Que Mostram Que o Brasil Foi Espionado Pelo Estados Unidos

Os documentos que comprovam a espionagem dos Estados Unidos são direcionados aos líderes, isto é, aos presidentes, no caso do Brasil e do México, já nos demais países da América do Sul, era direcionados ao território como um todo.

Foram mostradas também espionagens virtuais em documentos das embaixadas e dos consulados e claro, que não é comprovado que os outros líderes não foram espionados como Pena Nieto e Dilma Roussef.

O que segundo o jornalista que revelou a espionagem tem de diferente neste caso de espionagem é o fato de que normalmente, os Estados Unidos são faz de grande alvo países aliados, considerados amigos, como é o caso do México e do Brasil. Mas é claro, que se sabe que os americanos possuem muitos interesses no nosso país, o que faz crer que seja o principal alvo.

Além do Brasil, foi comprovado que os Estados Unidos fez espionagem ao governo da Alemanha contra a União Europeia, mas estão sendo averiguada outras denúncias.

http://www.youtube.com/watch?v=KnENtPYh_Ps

O Motivo Da Espionagem

Os especialistas explicam que muitas vezes a espionagem tem como único objetivo o controle. Saber o que o líder de um país está pensando ou pretende falar é um modo de tê-lo sob controle antecipando cada passo dela ao próprio favor. O governo dos Estados Unidos sabe muito bem como fazer isso e quer manter-se no controle.

Outro fator, no caso do Brasil é em relação a telecomunicação, as redes brasileiras podem servir como passagem para outros países, alguém da Rússia pode mandar uma comunicação para China usando esse recurso. Neste caso, eles precisam coletar tudo o que for possível.

No caso da presidente Dilma se sabe que as mensagens do e-mail particular dela foram captadas pelos Estados Unidos, mas o conteúdo não foi conseguido no documento que comprova a espionagem. No caso do presidente do México, o conteúdo também foi revelado.

Saiba Mais Sobre o Jornalista Que Fez As Denúncias De Espionagem

O jornalista que fez as denúncias de espionagem por parte dos Estados Unidos do Brasil, Greenwald, sofre com as consequências do seu trabalho. Alguns políticos estão pedindo que o profissional seja preso e o chamam de criminoso. Aliás, foram feitos programas na televisão para discutir se ele era um criminoso ou um jornalista.

Diante da situação, o americano permanece fora dos Estados Unidos, orientado pelo seu advogado.

O jornalista recentemente falou sobre o episódio e disse que já estava preparado para a retalhação, reafirmou ainda que considera o próprio país muito “arrogante” quando estão de frente para um país que eles consideram “fraco”, como é o Brasil para os Estados Unidos.

Segundo ele, o governo americano não dá credibilidade ao governo brasileiro. Considera que o que está sendo feito no país não é sério.

Além disso, Greenwald revelou que continua falando com Edward Snowden a pelo menos cada dois dias e não afirmou se tem mais informações em mãos. Segundo ele, os dois discutem sobre a repercussão daquilo que foi divulgado e que os documentos que teria que receber foram dados a ele em Hong Kong.

Agora que está na Rússia, Edward Snowden, não deu mais nenhum novo documento a Greenwald, ele afirmou. Isso faz parte do acordo que ele fez com o governo russo para permanecer no país, não passar mais nenhum documento.

O governo brasileiro ainda espera uma resposta oficial do governo americano, depois de ter sido cancelado um encontro entre a presidente Dilma Rousseff e o presidente Obama. Depois de um período sendo falado na mídia o caso está ganhando menos força.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Brasil

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.