A Economia Brasileira é Notícia

A economia brasileira é notícia

Durante toda esta semana as notícias sobre a economia brasileira trazem certo alívio quando os órgãos do governo especialmente do Ministério da Fazenda apontam para uma elevação de mais ou menos 2% no PIB – Produto Interno Bruto nacional em relação aos primeiros meses do ano. Tanto na indústria como na prestação de serviços há uma visível elevação do percentual de crescimento da economia apontada pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Estatística, embora o setor agropecuário ainda venha amargando com a marca negativa em relação ao crescimento.

A Economia Brasileira é Notícia

A Economia Brasileira é Notícia

Cresce o consumo das famílias brasileiras

Um dos primeiros referenciais de mudanças na economia é o consumo familiar. Em relação ao mesmo período do ano passado houve um acréscimo percentual de 3,2% o que mostra claramente um novo momento para a superação da atual crise econômica. Embora seja a indústria o setor que demonstra maior percentual de recuperação econômica empresários garantem que mesmo assim o ano terá ainda um fechamento financeiro negativo. Os empresários afirmam que somente poderão ser sentidas as mudanças positivas a partir de 2010.

Dinheiro

Dinheiro

O governo comemora a recuperação da economia

O Ministro da Fazenda, Guido Mantega comemorou os percentuais apresentados pelo IBGE no que se refere à recuperação da economia perante a crise mundial. Disse que estes percentuais apontam a recuperação da economia mais rapidamente do que o previsto e que isto é muito bom. O Ministro afirma que apesar das taxas negativas dos primeiros meses do ano agora a economia brasileira começa a deslanchar. Da mesma forma, o presidente Lula disse que embora a maioria da sociedade brasileira não tenha acreditado na avaliação otimista do governo em relação a crise mas ele sabia que o país estava preparado para enfrentar as dificuldades imediatas e superar a crise.

Investimentos

Investimentos

Acredita, que a população brasileira especialmente a mais pobre, que continuou consumindo, foi a principal responsável pela recuperação econômica. Já o Presidente do Banco Central Henrique Meirelles comemorando os novos números do IBGE afirmou que “não é hora de baixar a guarda”, é hora de continuar trabalhando duro para manter o equilíbrio macroeconômico com uma política econômica capaz de reforçar as reservas internacionais, o câmbio flutuante e os investimentos na área da economia.

Os trabalhadores e as novas taxas do PIB

Os trabalhadores acreditam que o aumento da massa salarial e do salário mínimo bem como a redução do crédito IPI – Imposto sobre Produtos Industrializados estimularam a economia visto que se manteve o consumo e assim a produção nas indústrias e os setores de serviços mantiveram a frente desta recuperação econômica. O Brasil é um dos países que mais avançou na recuperação da crise nos últimos meses. Isto aponta melhores ofertas de emprego e os salários podem melhorar conforme a superação da crise pelo setor empregador.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Brasil

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.