Tratamento Das Águas Dos Rios

A água doce da terra representa apenas 3% da água existente no planeta. Dois terços da superfície terrestre estão cobertas pelas águas. As águas doces estão nos lagos, nas lagoas, nos lençóis freáticos e nos rios de onde, geralmente são retiradas e levadas a um tratamento adequado ao consumo das populações. As Companhias fornecedoras de água potável, na sua maioria, a CORSAN, captam 80% da água que trata, nos rios, barragens ou lagos, e só 20% em lençóis freáticos, que na atualidade são objeto de preservação, a exemplo do aqüífero Guarani, a maior reserva de água doce subterrâneas do Brasil. A preservação dos lençóis freáticos e do aqüífero Guarani representa à proteção do meio ambiente tão necessária a melhoria das condições de vida das pessoas.

Tratamento Das Águas Dos Rios

Tratamento Das Águas Dos Rios

O tratamento das águas dos rios, além da finalidade de tratamento para o consumo humano, saneamento e saúde, também se faz necessária para a preservação da flora e fauna das áreas ribeirinhas e da despoluição das águas que possibilitam a existência de vida aquática O tratamento das águas dos rios, para fins de consumo, passa por um processo que vai desde a capitação à estação de tratamento, onde é tratada e distribuída por uma rede de condutores até as residências onde é consumida e devidamente medido o consumo, para posterior pagamento. O tratamento da água dos rios e lagos tem na área saúde pública, um dos seus grandes objetivos. Por esta razão, a empresa pública ou privada fornecedora da água potável, tem que cumprir uma série de medidas ou normas que eliminem da água, qualquer mineral ou substância orgânica que prejudique a saúde do ser humano.

Limpeza

Limpeza

Sabemos que na história da água, ela passa por um ciclo que vai desde a sua absorção pelas plantas e a conseqüente evaporação provocada pelo calor, que abrange além das águas contidas nas plantas, as águas dos oceanos, dos rios, dos lagos e de toda água exposta de uma maneira ou outra ao sol. Esta evaporação cria as nuvens que sob certas condições viram chuvas cujas águas retornam a terra. Este é o processo natural de purificação da água. O tratamento da água dos rios, sempre vai se fazer necessária pelo lixo que é jogado diariamente em seus leitos sendo que para mantê-lo despoluído e com vida é preciso tratar.

Poluição

Poluição

A primeira Estação de Tratamento da água ocorreu em Londres, na Inglaterra. Quando os ingleses descobriram que muitas doenças se davam pela contaminação através da água, a técnica da cloração foi desenvolvida e aplicada intensamente naquele país. Com isso nos deu um exemplo a ser seguido, pois o tratamento da água dos rios foi aplicada com sucesso, em um dos mais belos e famosos rios da Europa, o rio Tamisa, hoje completamente despoluído e povoado por várias espécies de peixes, entre eles o atum. A despoluição do rio Tamisa é um exemplo de Controle do Meio Ambiente. Nós brasileiros, precisamos com urgência aprender a lição e começar o tratamento da água dos rios brasileiros que estão poluídos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Meio Ambiente

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.