Transposição do Rio São Francisco

A visita do presidente Lula e da Ministra e candidata Dilma as obras de Transposição do Rio São Francisco reascenderam a fogueira da polemica entre ambientalistas, políticos e a população sobre o mega projeto, que tem como objetivo levar água a regiões do Nordeste brasileiro através de canais oriundos do rio São Francisco.

Projeto

Projeto

Evolução do projeto

Foi o imperador D. Pedro II quem primeiro viu na transposição do Rio São Francisco a solução para os problemas dificeis hídricos do nordeste brasileiros, realizando no ano de 1852 o primeiro estudo para a construção de canais que conduzissem água do Velho Chico até a região, como única forma de enfrentar a seca, que não foi levado adiante por falta de recursos tecnológicos. Ao longo do tempo muitos governantes brasileiros também entenderam que esta era a única opção para a resolução de tão graves problemas, e no Governo de Getúlio Vargas acontece a retomada do projeto, Figueiredo, Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso também dão andamento ao projeto encomendando estudos e criando comissões. No entanto é no Governo do Sr. Presidente Lula, nascido em Caetés, no agreste Pernambucano, que o projeto ganha corpo e reconhecimento nacional.

Nordestino

Nordestino

Entenda o projeto de  transposição do Rio São Francisco

Não esqueça que o objetivo do projeto é transposição de cerca de 2% do volume de águas do Rio São Francisco que iriam desaguar no mar, para bacias hidrográficas das regiões do semiarido nordestino. Para a condução das águas será construído uma rede de canais, túneis, adutoras, estações para tratamento e também reservatórios construídos nos eixos saídos do rio, localizados entre a barragem de Sobradinho e de Itaparica. Serão dois canais principais o Eixo Norte, tem 402 km que deve levar a água para o sertão de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte e o Eixo Leste, com cerva de 210 Km que vai levar água para uma parte do sertão e agreste de Pernambuco e Paraíba. O projeto tem um orçamento de R$ 4,5 bilhões para construção de toda a extensão dos Eixos Norte e Leste, e o projeto é de responsabilidade do MI – Ministério de Integração Nacional, que pretende garantir aos nordestinos através do projeto, o acesso permanente a água de boa qualidade, para ser usada para o consumo humano e para as atividades industriais e para a agricultura.

Transposição do Rio São Francisco

Transposição do Rio São Francisco

As obras

Após a emissão do Relatório de Impactos Ambientais e licenciamento do Ibama, o exército brasileiro finalmente iniciou as obras em julho de 2007, com a construção dos canais do Eixo Leste. Em recente entrevista o Ministro da Integração afirmou que as obras do Eixo Leste devem ser concluídas no ano de 2010 e que o Eixo Norte deverá ser entregue ao futuro sucessor do Presidente adiantadas, de forma que sua conclusão seja irreversível.

A transposição do Rio São Francisco traz em sí não só a promessa de agua nas torneiras de parte da população do nordeste brasileiro, mas também a possibilidade de desenvolvimento dessa região e melhor qualidade de vida para ela população tão castigada pelas secas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Meio Ambiente

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.