Como Lidar com Coisas Velhas em Casa

Sabe aquele objeto que aparenta não servir mais para nada? Ele pode ser útil sim!

Praticamente todo mundo guarda algumas coisas apenas pelo valor sentimental delas, mesmo que elas não funcionem mais ou estejam quebradas.
No entanto, sempre tem uma desculpa para não jogar fora o objeto quebrado ou inútil: algumas pessoas teimam que ele serve para alguma coisa (que nem as quinquilharias que alguns homens insistem em guardar no fundo do quintal, para o caso de precisarem em algum concerto), ou então porque alguma pessoa querida deu de presente (como aquela blusa que não serve mais ou um vaso de plantas que ainda está vazio), ou então simplesmente porque gostamos daquele objeto.
É claro que não precisamos jogar as coisas fora por qualquer motivo. Mas é necessário ver o que pode ser reaproveitado – algumas coisas não podem ser recicladas nem com muito esforço.
O ideal é reciclar o que podemos, assim mantemos as coisas queridas por perto e evitamos o desperdício e o consumismo. Isso faz bem para nosso bolso, nosso coração e nosso planeta.

Não Serve

Como reciclar objetos de casa:

Primeiro, veja o que pode ou não ser reaproveitado. Se alguma coisa realmente não possuir mais serventia, jogue-a fora. As vezes o preço de reciclar algo sai muito caro e o resultado não é bom. Nesses casos, gastamos dinheiro e ainda acabamos comprando o outro objeto, e descartando o antigo.
– Comida: o primeiro lugar onde tem várias coisas que podem ser recicladas é a geladeira – acredite! Geralmente vamos cozinhando coisas e no final da semana ficam vários alimentos incompletos, as famosas “sobras de comida”. O famoso “arroz de ontem”, por exemplo, pode virar um delicioso bolinho de arroz. Sobras de carne podem ser incorporados a sopas, diminuindo o desperdício de comida.

Sobra

– Roupas: se alguma roupa não te servir mais, você três opções: pode doar para alguma instituição, utilizá-la na confecção de outras roupas (um jeans velho pode virar uma saia informal) ou ainda organizar bazares com suas amigas. Nesses bazares, cada amiga leva a roupa que não serve mais e troca com outra amiga. No final, todas saem ganhando.
– A dica anterior vale para CDs, DVDs e uma série de objetos que podem ser trocados.
– Eletrodomésticos: tem um DVD em casa que está obsoleto, mas ainda funciona? Se você tem dinheiro para comprar outro, provavelmente não vai querer continuar com ele em casa. Ao invés de querer vender, você pode doar para uma instituição ou família carente. Algumas pessoas não possuem um aparelho desses em casa, e ficariam felizes de receber um.
Se livrar de coisas velhas oferece espaço para o novo entrar. Isso não significa que você tem que ser consumista, mas que você pode realizar o bem para outras pessoas, permitindo que o novo entre na sua casa.

Doar

Andressa Silva.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Reciclagem

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário