Quais As Causas Da Poluição Da Água?

A falta de cuidado com a água do nosso planeta tem se tornado um problema maior a cada dia. Apesar de toda a conscientização sobre assuntos e sustentabilidade, parece que os resultados são mínimos e a respostas são sempre desculpas sobre a falta de investimento de governos nacionais. Acontece que apesar de realmente não existir um investimento suficiente para isso, a conscientização individual conta bastante e deve ser uma prática habitual, devemos conscientizar não apenas nós mesmos, mas todos ao nosso redor, fazendo mutirões, campanhas e até ações de preservação da água.

Além da falta de preocupação quanto à economia da água, a contaminação da mesma é outro problema presente em todo o planeta. As explicações envolvem o uso de água para obter recursos entre outras, mas as consequências são bem maiores e mais agravantes. Uma região com água contaminada está propensa a ser uma região que vai apresentar escassez do líquido, pois dificilmente se encontrará água potável para consumo e comercio.

Saber o que causa a contaminação da água, até que sabemos, porém poucas medidas são tomadas para evitar isso. Então pesquisamos em diversas fontes, o motivo que causa tanta contaminação e o que pode ser feito para evitar que isso aconteça. Então vamos ajudar a combater esse problema e assim fazer com que no futuro tenhamos mais água potável e menos contaminação nos rios e mares?

Imagem de Amostra do You Tube

Tratamento de Esgoto

Essa é hoje, a maior causa da contaminação da água no mundo inteiro. Principalmente nos países desenvolvidos, a falta de um sistema de tratamento de esgoto faz com que dejetos sejam despejados em rios e mares e dessa forma poluem a água que muitas vezes é tratada para consumo. O uso de agrotóxicos agravou muito esse problemas pois isso faz com que a água chegue no limite máximo de contaminação e não pode ser reestruturada para consumo.

Poluição Agropecuária

Essa contaminação dá-se a partir do uso de fertilizantes químicos e pesticidas na agricultura. Você pode se perguntar onde isso influencia na água, já que esses produtos são infiltrados e nosso solo. É exatamente a partir daí que a água se contamina. Esses aditivos são fortes o suficiente para poluírem o solo e causarem a degradação de nossos recursos hídricos. Essa degradação pode acontecer de forma superficial ou subterrânea.

A maior consequência de terrenos contaminados pela agricultura é a infiltração dessa água contaminada não apenas nas redes de irrigação, mas também nas redes de tubulação doméstica. Então além de prejudicar o solo, as plantas, vai prejudicar a água potável de toda aquela região.

Além da contaminação feita através de produtos agrícolas, a poluição feita a partir de dejetos de outras substâncias químicas também acontece. A maior poluição parte de dejetos de animais como sangue e pedaços de vísceras que são despejadas na água por matadouros. Também existe a contaminação feita por detergentes que são utilizados na lavagem das pocilgas, estábulos e de aviários.

Poluição Doméstica

Mesmo algumas pessoas tomando alguns cuidados acerca da poluição e consequentemente da contaminação da água. Quando falamos em contaminação doméstica, não significa que esta venha apenas de residência, mas também inclui os hotéis, pensões e restaurantes.

A contaminação da água dessa forma acontece devido a imensa quantidade de matéria orgânica e microrganismos, que são despejados nas águas através dos esgotos, que fazem essa deposição sem tratamento algum. Já citamos esse problema ao falarmos da falta de tratamento de esgotos nas grandes cidades, mas é importante salientar que devemos ter um cuidado extremo ao tomarmos águas sem passar por um sistema de filtro ou então tomarmos banho em locais onde há poluição.

Falta de Água Pode Gerar Falta de Ar Limpo

Vamos explicar melhor a relação. Como citamos mais acima, é comum vermos redes de esgotos despejando seus dejetos em rios e mares sem existir um tratamento especifico para isso, que evite a poluição e contaminação da água. O aumento considerável desses derramamentos vai causar um excesso de nutrientes que vai consequentemente contribuir para o desenvolvimento e surgimento de algas e cianobactérias.

Tendo algas e cianobactérias em excesso no meio ambiente, consequente haverá uma redução de oxigênio pois isso vai atrapalhar as plantas sadias a realizarem o processo de fotossíntese, assim como evitará que elas cresçam mais. Sem a fotossíntese, ficamos sem ar limpo e consequentemente temos dois problemas em mãos.

Além do problema da falta de oxigênio teremos ainda, com o aumento das cianobactérias, a liberação de toxinas que causam doenças e outros problemas graves de saúde.

Derramamento de Petróleo e Lixo Tóxico

Já é comum nos depararmos com notícias acerca de áreas que sofrem com derramamento de petróleo e acabam por contaminar a água por completo. No final do ano de 2012, a BP, uma das maiores empresas de exploração de petróleo recebeu uma multa bilionária devido um derramamento de petróleo que aconteceu nos mares do Golfo do México em 2010. Mesmo não sendo noticiada exatamente o valor pago pela empresa, fontes informaram, que o valor ultrapassou os 4 bilhões de dólares. No derramamento, 11 pessoas vieram a falecer devido ingerirem a água contaminada além das diversas espécies de peixes que não sobreviverão á contaminação.

Assim como aconteceu com a BP, diversos outros derramamentos vem sendo feitos comumente nos mares do mundo inteiro. Apesar de existirem leis que geram multas, como podemos observar no caso acima, esse método ainda não foi suficiente para evitar esse tipo de contaminação.

Outro problema bem comum também, é a deposição de resíduos tóxicos que acontecem comumente também em todo o mundo. Sabemos que qualquer acidente causado por lixo tóxico pode levar à morte e por isso esse material deve ser cuidadosamente lacrado antes de ser despejado ao mar, mas ainda existem falhas e poucos, mas alguns acidentes já aconteceram.

Ações Contra a Contaminação da Água

O Greepeace, elaborou em 2008 uma ação mundial que combate a poluição e contaminação das águas oriundas de diversas fontes, dentre as que citamos mais acima. Um protesto feito aqui mesmo no Brasil, na cidade de Caetité na Bahia, fez com que os Ministérios do Meio Ambiente e da Ciência, se manifestassem sobre o impacto que a produção de combustível nuclear no Brasil estava influenciando na contaminação das nossas águas.

A poluição da água acontece devido às mudanças nas condições físicas, biológicas e químicas de qualquer corpo que perniciosamente perturba o equilíbrio do ecossistema.
Como qualquer tipo de poluição, a poluição da água resulta uma enorme quantidade de resíduos provenientes de diferentes fontes de poluentes. Consequentemente, quando os resíduos não são destruídos tão rapidamente como quando são produzidos, eles se tornam desfavoráveis para os seres humanos e muitos outros organismos. Mas isso não é tudo. Saiba mais sobre o que causa a poluição da água.

Esgoto

Esgoto

Razões Da Poluição

Na verdade, existem muitas razões específicas para fazer a poluição da água. No entanto, é importante se familiarizar com as duas categorias principais de poluição da água. Alguns tipos de poluição vêm diretamente de alguns locais em específico. Este tipo de poluição é chamado de poluição de fontes pontuais, tais como o esgoto, onde a água poluída desagua no rio. Outro ponto é a poluição que vem de acidentes, em que a gasolina e outras sujeiras das estradas vão para os lagos e rios.

Lixo

Lixo

Quais São As Causas Da Poluição Da Água?

Uma das principais causas da poluição da água e que tem causado sérios problemas ambientais são os poluentes provenientes de processos químicos e indústriais. Quando as fábricas derramam suas substâncias químicas e resíduos diretamente em córregos e rios, a água se torna venenosa e os níveis de oxigênio são esgotados, causando a morte de muitos organismos aquáticos. Esses resíduos incluem solventes e substâncias tóxicas. A maioria dos outros resíduos não são biodegradáveis. As usinas, fábricas de papel, refinarias, fábricas de automóveis costumam jogar resíduos nos rios.

Poluicao

Poluicao

A água aquecida das usinas é chamada de poluição térmica. Isso também mata animais e plantas aquáticas, pois reduz o teor de oxigênio da água. As usinas usam a água para resfriar seus mecanismos, alterando assim a temperatura da água.

Poluição Orgânica

Além da poluição térmica, há também os poluentes orgânicos e inorgânicos. Os resíduos orgânicos incluem lixo de abatedouros, fábricas de conservas de peixe e carne, curtumes, pesticidas e companhias de petróleo. Uma vez que os resíduos orgânicos são decompostos por microorganismos, grande parte do oxigênio dissolvido na água é utilizado decorrendo em mau cheiro.
Os resíduos inorgânicos incluem substâncias tóxicas e corrosivas, como ácidos, metais pesados, cádmio, mercúrio e chumbo, que podem prejudicar os processos normais. Fabricantes de baterias, mineração e fábricas de papel aumentam a concentração de mercúrio na água, tornando perigosos e venenosos para a maioria dos seres vivos.
Embora o mundo esteja repleto de água, apenas três por cento é potável. Incluídos na fonte de 3% de água potável são os fluxos dos rios, lagos e cachoeiras que estão sendo continuamente ameaçados e contaminadas por diferentes fatores que causam a poluição das águas.

7 comentários

  1. se tudos tiver a concieçia podemos mudar!

  2. fogo as pessoas so penssam em fogo porque as pessoas estão colocando fogo nas arvores e esta poluindo o ar e assim poluem o ar tocando FOGO nas matas

  3. Fogo, as pessoas agora só pensam em fogo, as pessoas só estão colocando fogo nas arvores, e esta poluindo o ar, e assim poluem o ar tocando fogo nas matas.Também não podem jogar lixo no chão e nos rios. se você quiser homem assim ta bem. você só mata os animais faz bolsas com pele de jacaré. matando a vaca para vender. assim ninguém ira resistir.

  4. a água esta muito poluida por causa dos seres humanos;joge lixo no lixo,nao nas ruas,rios,lagos etc.cuide bem da água porgue se nao ela vai sumir.voce nao quer isso.Quer?

  5. o que seria de nós seres humanos sem água saúdavel? então vamos ajudar a limpar os rios,e não esquecer de jogar resíduos e no lixo não em corregos……

  6. Meu que palhaçada , que se dane a água

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>