Poluição Carros

As pesquisas e indicadores brasileiros sobre desenvolvimento e sustentabilidade divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística demonstraram que a maior causa da poluição do ar no país não são os gases que as indústrias emitem e sim a poluição dos carros. A emissão de poluentes pelas fabricas brasileiras diminuiu, enquanto a emissão de gás carbônico pela frota de veículos no Brasil cresceu consideravelmente e são vários os fatores agravantes para este problema entre eles o aumento da frota de carros rodando nas estradas brasileiras nos últimos anos, de cerca de três milhões e meio de carro pó ano, nos últimos dois anos. Ainda segundo o IBGE as principais causas da poluição são as queimadas de cana de açúcar em Minas Gerais, São Paulo e no Nordeste e das matas no Centro-Oeste e Norte do Brasil, que aliado a crescente frota de veículos são responsáveis pela emissão dos poluentes que ajudam a destruir a camada de ozônio que protege o planeta e a intensificar o efeito estufa.

Poluição Carros

Poluição Carros

No Brasil não há um controle efetivo da poluição causada pelos carros, entretanto nas grandes cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e outras cidades brasileiras onde há a medição e o controle da qualidade do ar e a frota de veículos é muito grande é cada vez mais freqüente as grandes concentrações de poluentes no ar, tornando inadequado. As altas concentrações ocasionam sérios problemas de saúde, especialmente doenças respiratórios e irritações nos olhos e nariz em crianças e adultos. Esses problemas de saúde causados pela poluição dos carros tem custos diretos na rede de saúde pública.

Poluição do Ar dos Carros

Poluição do Ar dos Carros

Preocupado com a poluição causada pelos carros o governo na lançou já há alguns anos o PROCONVE um programa que teve como meta diminuir a emissão de poluentes dos veículos nacionais gradativamente, atendendo também os acordos internacionais de preservação ambiental, no entanto no mínimo 20% da frota de veículos que roda pelo país tem mais de 20 anos, o que significa um alto nível de emissão de poluentes, somado ao fato que boa parte desses veículos são caminhões e ônibus que utilizam como combustível óleo diesel, que é ainda mais poluente. O programa alcançou vem alcançando seus objetivos e estima-se que os carros produzidos hoje estão mais pertos do conceito considerado ideal, ecologicamente falando, como solução do efeito estufa, além de outros problemas ambientais.

Poluição Sonora dos Carros

Poluição Sonora dos Carros

A poluição ambiental é uma preocupação da industria automobilística de todo o mundo e cada dia mais governos de todo o planeta aderem aos acordos firmados entre varias nações de reduzir as emissões de gases tóxicos pelos veículos, o que com certeza significa altos investimentos nas linhas de produção dessas empresas, para que possam fabricar carros menos poluentes, os carros do futuro. A preservação do meio ambiente mundial é uma preocupação de todos nós, e cabe a cada um fazer a sua parte, pois a poluição atmosférica é um grande problema e também um dos maiores desafios da nossa época e precisa ser encarado com seriedade e com o comprometimento de toda a sociedade.

2 comentários

  1. Nossas pessoas que nao sao gente elas usam microondas para agua e a agua depois para tomar a agua do microondaws para mandar isso a agua do microondas fika derretido da agua que sobre a agua estoura a agua dos rios com as aguas dos rius……….

    kkkkkkkkkkkkk leia isso vc n vai intender

  2. sou idiana: aprendi português e entrei no site e vi que as pessoas BRASILEIRAS fazem muita poluição no planeta isso faz mau ao meio ambiente,por isso temos que colaborar! e fazer o bem!
    Espero que leiam e entendão que eu sou uma pessoa interesada pelo meio ambiente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>