Plástico e Vida Marinha

Pesquisadores e oceanógrafos vêm alertando que os animais que vivem nos oceanos vêm apresentando distúrbios alimentares muito semelhantes aos apresentados pelos seres humanos.

Vida Marinha

Enquanto os homens consomem a cada dia mais comidas prontas, os fast food os animais marinhos muitas vezes sem conseguir diferenciar, tem ingerido itens de plástico que estão no oceano por toda a parte, confundindo com alimento.

Neste artigo nós vamos saber mais sobre como os resíduos plásticos ou o lixo marinho chega até o oceano e quais as conseqüências deste na dieta e na vida dos animais marinhos.

O Lixo Marinho

A existência de lixo marinho ou de resíduos plásticos flutuando em alto mar é uma realidade que para muitas pessoas não é concebível. Contudo os pesquisadores comprovam com fotografias de alto mar, em lugares longe da presença humana onde pode se encontrar os resíduos de plásticos e outros tipos de lixo humano boiando junto das ondas.

Um exemplo de lugar onde se encontram a sua marca através do lixo é o mar que circunda a região da Antártida, mesmo lá o homem deixou sua pegada impressa através da quantidade de lixo.

Residuos que Flutuam no Mar

Esse problema é tão grave que a ONG Algalita, uma fundação norte-americana voltada aos estudos ambientais, registrou que em determinados pontos do oceano Pacífico, a massa de lixo plástico é maior do que a massa de seres vivos. Vale ressaltar que o Oceano pacífico é o maior oceano do planeta e daí a real dimensão dos dados apresentados.

Percurso Percorrido Pelo Lixo

Essas pesquisas não se referem a zonas costeiras e sim ao centro dos oceanos, o que significa que esse lixo já deve ter realizado um grande percurso por dentro dos oceanos carregado pelas correntes marítimas.

A maior parte desse lixo e dos resíduos plásticos vem dos lagos, rios e córregos que banham as cidades costeiras de todo o mundo. Quando chegam ao oceano os ventos e as correntes marítimas carregam esse lixo, fazendo com que se concentrem em lugares determinados e assim ele chega às profundezas do oceano e a lugares longe dos seres humanos.

Plástico na Dieta Animal

Muitos animais marinhos têm consumido resíduos plásticos e isso ocasiona diversos problemas de saúde que são semelhantes aos problemas que os seres humanos desenvolvem.

As aves e tartarugas são os animais que mais consomem os resíduos plásticos, porém já foram observados peixes, golfinhos e também crustáceos de tamanho microscópicos com resíduos de plástico em seu sistema digestivo.

Confunde com Alimento

Esses animais confundem o plástico com seu alimento natural, a tartaruga confunde com as águas-vivas, um dos seus alimentos preferidos. Outro exemplo de animal é o albatroz, cientistas afirmam que ao serem examinados encontraram resíduos de plástico nos seus estômagos.

Conseqüências

O plástico no estômago dos animais resulta no desenvolvimento de doenças que podem levar esses animais ao sofrimento, e a morte prematura. Também acontece dos animais se enredarem em restos de plásticos como sacolas e outros e amputarem seus membros ou morrerem sufocados.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Poluição

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.