O Trânsito e a Poluição

Na busca de soluções viáveis

O trânsito é um dos maiores responsáveis pela emissão de gases na atmosfera, especialmente o carbono nas grandes cidades brasileiras e responsável pelo consumo da metade do petróleo utilizado no País. A queima do gás carbônico é a principal responsável pelo efeito estufa e conseqüentemente o aquecimento global. Diante desta realidade são intensas as discussões para encontrar soluções viáveis para o problema. O Dia Internacional sem Carro foi lançado na França na década de 90 como uma proposta responsável para enfrentar o caos que o trânsito vem causando na vida das cidades e capitais brasileiras. O Dia Internacional sem Carro foi adotado a partir de 2005 no Brasil e propõe o despertar para uma consciência ecológica e solidária de forma a amenizar os riscos de mortes no trânsito, o estresse causado pelos congestionamentos e a grande emissão de gases poluentes.

O Trânsito e a Poluição

O Trânsito e a Poluição

Dia Internacional sem Carro

Nesta terça-feira, dia 22 de setembro é dia de deixar o carro na garagem, ir ao trabalho, a escola ou faculdade usando metrô, ônibus, bicicleta ou mesmo a carona solidária, para diminuir a saída de veículos nas ruas. Adotado no Brasil desde 2005 a medida é uma proposta ecologicamente responsável e vem fazendo frente aos congestionamentos, as mortes no trânsito e os danos ambientais. Projetos que prometem desafogar o trânsito estão sendo elaborados em todas as grandes cidades. Conhecedores do assunto entendem que os serviços coletivos precisam ser otimizados visto que isto garante maior acesso a estes meios de transporte conseqüentemente diminuindo o intenso fluxo de veículos. Os passeios devem ser redesenhados e as ciclovias melhoradas para que estas formas de deslocamentos também sejam alternativas viáveis ao deslocamento de trabalhadores e alunos das redes escolares.

Ambiental

Ambiental

Campanhas de educação para o trânsito

Além de todos os danos ambientais que a emissão de gases poluentes causa, o elevado número de veículo nas ruas e avenidas das cidades coloca em risco grande número de pedestres que afoitos se arriscam para atravessarem as ruas tentando se esquivarem por entre o tráfego intenso. Campanhas de educação para o trânsito são lançadas pelas empresas controlodoras do trânsito visando amenizar os riscos de acidentes no trânsito muito embora ainda seja muito grande o número de mortes nas ruas e avenidas.

Terrestre

Terrestre

O desrespeito pelas regras de trânsito tanto pelos motoristas como pelos pedestres. Muitos são os pedestres que não vão até as faixas de segurança para atravessarem as ruas e muito comum da mesma forma são motoristas que não param junto às faixas para que o pedestre possa atravessar. Acredita-se que movimentos como o Dia Internacional sem Carro poderão despertar aos poucos a consciência dos cidadãos na busca de soluções alternativas para minorar os problemas de deslocamento e dar mais qualidade de vida aos moradores das grandes cidades brasileiras.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Poluição

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.