Poluição do Ar

Tudo é perfeito no universo e foi criado para que houvesse vida. A terra é envolvida por diversas camadas invisíveis aos olhos humanos, sendo que a primeira delas é chamada atmosfera. Sem atmosfera não haveria fauna nem flora no planeta terra, nem vida humana com certeza, pois todo o meio ambiente e toda a vida do planeta, na forma como o percebemos depende fundamentalmente do ar, sem o qual não haveria nuvens, vento, chuva, céu azul, fogo, som…enfim não haveria vida. A terra é protegida por um escudo invisível, a atmosfera, e essa é uma das suas principais funções, manter a temperatura da terra, absorvendo os raios solares mais agressivos durante o dia e a noite conservando o calor impedindo que ele se dissolva no espaço.

Poluição do Ar

Poluição do Ar

Tudo perfeito, senão fosse a poluição do ar, que junto com os diversos meios de poluição como a poluição da água, poluição luminosa e a degradação do solo, causaram desequilíbrios e danos imensuráveis ao meio ambiente e ao planeta. A atmosfera se divide em cinco camadas, cada uma delas com uma função especifica, porem é na camada mais próxima a terra onde há maior presença de oxigênio, onde se formam os ventos e as chuvas e de onde todos os seres vivos retiram os componentes para a manutenção da vida, e qualquer alteração na composição da atmosfera resulta em poluição do ar, e as conseqüências da poluição do ar sobre os seres vivos e sobre o espaço natureza do planeta depende da quantidade de elementos poluentes na atmosfera.

Industria

Industria

No século XVIII com a Revolução Industrial começamos a conhecer e a reconhecer a poluição do ar, as máquinas a vapor passaram a queimar toneladas de carvão, lançando no ar todos os resíduos da queima, e a isso se dava o nome de progresso, e o ser humano considerou que a atmosfera absorveria tudo e poderia transformar, sem prejuízos para a vida, entretanto com o tempo as conseqüências começaram a ser notadas e o mundo começou a perder o controle do meio ambiente e passou a sofrer as conseqüências, principalmente com a saúde, da poluição do meio ambiente, do ar, da água e do solo, que são os principais recursos naturais existentes.

Saúde

Saúde

Os veículos e as industrias são os principais responsáveis pela poluição do ar, assim como a falta de saneamento e tratamento das águas servidas e dos resíduos industriais, formando um meio ambiente com lixo, são responsáveis pela poluição das águas, aliado a isso o desmatamento causa erosão e empobrecimento do solo e diminui a oxigenação da atmosfera agravando muito mais o quadro de poluição e degradação ambiental e causando sérios prejuízos a saúde humana, a flora e a fauna. Toneladas de gás carbônico são lançados no ar diariamente em todo o mundo, lançado pelo cano de descarga dos nossos veículos, e essa é uma das principais causas da poluição do ar, que vem trazendo conseqüências tão graves quanto o aquecimento global, e efeito estufa além das sérias doenças causados no homem. Porém este é o século da conscientização e o homem tem se unido e buscado soluções para os problemas ambientais que afetam nosso planeta.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Meio Ambiente

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário