Poluição da Água

As ultimas décadas foram muito importantes para a questão ambiental do planeta. A humanidade tomou consciência de que mesmo os recursos naturais renováveis podem terminar, e que a falta de uma política ambiental de sustentabilidade ameaça a vida do planeta e das gerações futuras. Com a revolução industrial e o desenvolvimento tecnológico decorrente, o homem foi se organizando em um sistema em que as comunidades se utilizam dos recursos naturais de forma descompromissada, gerando um volume de resíduos e lixo incalculáveis, que por muitas décadas foram jogados na natureza sem nenhum controle, gerando a poluição da água, poluição do ar e também a degradação do solo e das florestas.

Poluição da Água

Poluição da Água

A água é um dos elementos vitais á vida do planeta, sem água não existe vida e, no entanto esse recurso natural vem sendo agredido de forma que atualmente há a preocupação de que a água potável possa terminar em alguns anos. A poluição das águas é um problema sério da sociedade atual, ela é contaminada de varias formas diferentes, especialmente pela falta e saneamento do meio ambiente que permite que os esgotos domésticos sejam lançados diretamente nos rios, lagoas e mares e também pelo uso descontrolado de agrotóxicos e os resíduos industriais lançados na água sem tratamento.

Sobre Poluição da Água

Sobre Poluição da Água

A legislação brasileira é uma das melhores do mundo no trato das questões de preservação e proteção do meio ambiente, e devido a ação fiscalizadora e de conscientização hoje a maior parte das industrias tratam os seus resíduos adequadamente, entretanto a falta de saneamento no Brasil continua sendo uma das maiores fontes de poluição das águas, juntamente com o uso dos agrotóxicos. De toda a água doce disponível no planeta, 15% está no Brasil, assim há uma preocupação mundial com a preservação ambiental em nosso país, pois a água é também fundamental para o desenvolvimento econômico, e áreas geográficas onde estão localizadas as bacias hidrográficas se tornam de áreas de preservação, uma vez que a água é um bem comum a todos.

Poluição do Ar

Poluição do Ar

A água que é utilizada pelo homem para o consumo residencial ou das industrias vem das represas, lagos, rios, reservas subterrâneas. Ela é armazenada em tanques onde recebe tratamento para que fique adequada ao consumo humano e depois é distribuída aos vários reservatórios nas cidades. Após seu uso, a água deveria passar por um plano de saneamento, o seu destino deveria ser as redes de captação de esgotos, para então serem levadas as estações de tratamento, e só então serem lançadas novamente na natureza. Entretanto esse não é o destino da maioria das águas que são utilizadas, que são devolvidas a natureza sem o devido tratamento de água. A água é poluída de varias formas diferentes, ou por varias substâncias diferentes, algumas formas de poluição podem ser tratadas e a água torna-se novamente potável, entretanto outras formas de poluição da água não permitem que a água seja novamente reutilizada para fins de consumo humano. É necessário uma conscientização de toda a população sobre a importância da preservação dos nossos recursos naturais renováveis, especialmente a água, que deve ser economizada. Somos responsáveis pelo futuro do planeta e das próximas gerações.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Meio Ambiente

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário