Polícia Florestal: Protegendo o Meio Ambiente

A Polícia Florestal opera em algumas regiões específicas do país e possui parceria com diversas organizações privadas e setores da administração pública. O grupo atua a favor da preservação ambiental, juntamente com o IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), o Departamento dos Recursos Minerais, o Departamento Nacional de Pesquisa Mineral, os Ministérios Públicos e Secretarias do Meio Ambiente. A Polícia Florestal é mais conhecida hoje como Polícia Ambiental e seus órgãos mais expressivos estão localizados no Paraná e no Rio de Janeiro.

Polícia Florestal

Polícia Florestal

No ano de 1955, estava prevista em lei a criação de uma Guarda Florestal, na Secretaria Estadual de Agricultura. Essa implementação não ocorreu, pois necessitava de uma estrutura autônoma para a fiscalização. Assim, a Polícia Militar recebeu a responsabilidade de desenvolver a organização. Somente em 1962 a Polícia Florestal passou a existir, após a especialização de oficiais e a conclusão de cursos para o setor.

As primeiras regiões de atuação foram os Parques Estaduais de Vila Velha, Campinhos e Monge da Lapa. Cinco anos mais tarde, a corporação foi denominada Corpo de Polícia Florestal e depois de um acordo com o Governo Federal, ela assumiu o controle do Parque Nacional do Iguaçu e da Floresta Nacional de Irati. No ano de 1974, o grupo passou a ser conhecido como Batalhão de Polícia Ambiental.

Polícia Florestal

Polícia Florestal

No Estado do Rio de Janeiro opera o Batalhão de Polícia Florestal e de Meio Ambiente (BPFMA), criado em 1986 como parte da Polícia Militar. Ele está localizado no bairro do Colubandê, cidade de São Gonçalo. O grupo tem como área de responsabilidade todo o território estadual do Rio de Janeiro. Subdividido em 5 companhias, atua no policiamento ostensivo ambiental, no combate à caça e pesca predatórias, desmatamento, assoreamento de rios e empreendimentos que podem gerar impactos negativos ao Meio Ambiente.

A missão principal da Polícia Ambiental é garantir o cumprimento das legislações ambientais em defesa de todo meio ambiente, além de também desenvolver programas de educação ambiental nas comunidades. O grupo é responsável pela prisão de infratores e apreensão de mercadorias ilegais. As atividades são exercidas em parceria com os maiores órgãos de proteção ao meio ambiente, como o já mencionado IBAMA e as Secretarias Estaduais e Municipais.

Polícia Florestal

Polícia Florestal

Dentro ainda da Educação, a Polícia Ambiental pode realizar palestras, exposições e visitas ecológicas. Na área da fiscalização, ela controla a emissão de poluentes, transporte de cargas, caça, pesca, tráfico, desmatamentos, comércio ilegal, etc. As modalidades de policiamento são diversas, como através de trabalho ostensivo a pé, motorizado, montado, com embarcações, aeronaves e ROTAM (Ronda Ostensiva Tático Móvel da Polícia Ambiental). Essa última modalidade é um tipo especial de policiamento que aborda ocorrências diferenciadas, utilizando um grupo de pessoal mais técnico e especializado.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Meio Ambiente

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.