Plano de Saneamento

Saneamento é um tema cada dia mais atual. É comprovada a ligação direta do saneamento com a saúde pública e o meio ambiente. Ações de saneamento refletem diretamente nos índices de saúde das comunidades atendidas e também nas condições ambientais. Assim as questões de saneamento tem sido debatidas a nível mundial e os países em desenvolvimento tem sido incentivados a desenvolverem ações e planos de saneamento para as comunidades urnas e rurais, como forma de proteção do meio ambiente e melhorar os índices de saúde da população, especialmente a população de baixa renda, que é quem mais sofre com a falta de saneamento, especialmente pela falta de tratamento da água e do esgoto.

Municipal

Municipal

Um plano de saneamento atualmente precisa ter uma abordagem multidiciplinar, ou seja, precisa ser visto do ponto de vista ambiental e de saúde ao mesmo tempo, assim profissionais de diversas áreas precisam trabalhar em conjunto para desenvolver um projeto de saneamento, levando em conta o desgaste dos recursos naturais e a sustentabilidade ambiental. Um plano de saneamento não deve tratar apenas da coleta e tratamento da água e do esgoto de um centro urbano, mas sim da coleta e, tratamento e disposição final adequada do lixo e dos resíduos sólidos, líquidos e gasosos, da drenagem das águas pluviais, do uso e da ocupação do solo, e do controle dos vetores de doenças transmissíveis, e outras ações relacionadas. A elaboração de um plano de saneamento é um projeto sobre o meio ambiente complexo que demanda um estudo aprofundado sobre a realidade local e conhecimentos técnicos em diversas áreas. Técnicos em gestão ambiental, urbanismo, vigilância sanitária e saúde devem compor a equipe responsável por um plano desse porte e que tem um papel muito importante na comunidade. O desenvolvimento de um projeto de saneamento em uma comunidade ocasiona uma mudança estrutural em toda essa comunidade, seja comportamental seja profissional, pois o ser humano precisa sentir-se bem no ambiente em que vive para poder produzir e respeitar o próprio ambiente.

Básico

Básico

A falta de saneamento básico  propicia a proliferação de uma série de doenças epidêmicas e endêmicas, relacionadas a falta de higiene e de água tratada e por isso é entendida como uma questão da aréa da saúde pública. A importância do saneamento também é sentida diretamente no meio ambiente, pois os resíduos humanos e industriais não tratados são jogados diretamente nas fontes de captação de água, ocasionando a poluição da água e a degradação do meio ambiente como um todo, a falta de destinação adequado do lixo também é um sério problema ambiental que precisa de ações urgentes de toda a comunidade, pois a separação e a reciclagem do lixo de grandes cidades são ações que devem partir dos cidadãos.

Plano de Saneamento

Plano de Saneamento

Enfim, apesar do plano de saneamento ser uma ação governamental das autoridades instituídas, pode e deve partir da sociedade a conscientização da necessidade das medidas saneadoras para a melhoria da qualidade de vida de todos, só assim essa medidas poderão ser eficazes pois precisam contar com a adesão de todos. Saneamento é também uma conscientização e mudança de hábitos com relação ao meio ambiente e depende de todos nós.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Meio Ambiente

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.