Os Desastres Ambientais

O espaço natureza é uma obra completa, perfeita, em que desde o elemento mais ínfimo até o maior fazem parte de um sistema, que se completa e interage, com funções bem definidas, são os chamados ecossistemas. O homem interfere no controle do meio ambiente desde os primórdios de sua evolução, e gradativamente essa interferência vai se tornando maior e ao mesmo tempo mais agressiva. Assim pode-se considerar que a partir da revolução industrial o homem passou a interferir gravemente no equilíbrio natural dos ecossistemas, com a industrialização começaram a se formar os primeiros centros urbanos, áreas foram desmatadas, rios canalizados, os recursos naturais utilizados de forma desordenada e gases tóxicos lançados na atmosfera e uma descontrolada produção de lixo.

Desastres Ambientais

Desastres Ambientais

O resultado de toda essa ação do homem são os graves problemas ambientais que vem acontecendo nos últimos anos, com o aquecimento global o degelo das calotas polares, a antártica derretendo mais rápido e o buraco na camada de ozônio que protege a terra dos raios ultravioletas,  sem contar com o grande numero de desastres ambientais de imensa magnitude que vem acontecendo em todo o planeta e que muitos estudiosos consideram como uma resposta da natureza as agressões sofridas. Alguns desses desastres são muito graves e trazem prejuízos de toda ordem, com a morte de muitas pessoas, prejuízos econômicos e também prejuízos ambientais, a exemplo disso podemos citar os incêndios que vem atingindo o sul da Austrália, onde mais de 500 hectares de florestas já foram destruídos, milhares de casas e chega a registrar 50 óbitos por dia em virtude do calor que passa de 40º e em alguns dias chega a 47º.

A Questão Ambiental

A Questão Ambiental

Essa onda de calor devastador junto a fortes ventos são os responsáveis pelos incêndios que devastam 3 estados americanos, ceifando a vida e o patrimônio de milhares de pessoas. Outro exemplo de desastres da natureza que vem acontecendo com uma freqüência e gravidade cada vez maior são as enchentes e enxurradas, que são ocasionadas muitas vezes por fortes estações de chuvas que a exemplo de Santa Catarina no Sul do Brasil, deixou milhares de desabrigados e muitas pessoas mortas. Morros inteiros deslizaram soterrando casas, ruas e tudo que encontrasse pela frente, no entanto há também as enxurradas, onde um grande volume de água não tem vazão nos centros urbanos totalmente asfaltados e acabam por encher levando pontes, carros e invadindo casas. Esses exemplos de desastres naturais, que não tem a ação direta do homem mas são causados sim pela ação humana que ao longo do tempo altera o equilíbrio natural.

O aquecimento global é uma das causas dos incêndios que vem acontecendo repetidamente nos últimos anos no sul da Califórnia e agora na Austrália e outros estados norte americanos, as enchentes em Santa Catarina e no Sul do Rio Grande do Sul mataram dezenas de pessoas, destruíram casas, estradas, pontes e residências deixando marcas profundas nas pessoas atingidas, com danos ao meio ambiente, a saúde e beleza pública e ao patrimônio da coletividade, gerando uma sensação de impotência diante da magnitude da natureza. Hoje o homem já fala em desenvolvimento sustentável e controle do meio ambiente, onde será então aliado da natureza, esse com certeza é o único caminho possível para que a harmonia do planeta seja recobrada, pois a natureza vem cobrando o preço por tantas agressões sofridas ao longo dos séculos.


Categoria(s) do artigo:
Meio Ambiente

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • com as chuvas e deslisamentos tampao os bueiros e alagan as casas e destroen os moveis das pessoas

    ronaldo 6 de maio de 2009 12:02
  • Muiito Obg . msm esse artiigo me ajudou muito .. estou a horas .. procurando .. por desastres .. ambientais .. ocorridos nesse ano . e no ano passadoo . bjoos

    @thaynaaraM 13 de setembro de 2009 12:42
  • adorei esse artigo, copiei ele e ganhei a nota maxima no trabalho. bjs obrigado!!!

    mariane 29 de setembro de 2009 17:53
  • isto ajudou-me bue meu

    tose 10 de outubro de 2009 8:18
  • ostei muito desse assunto vc’s tão de parabens muito bom mesmo!!!!

    kbulos0 14 de outubro de 2009 8:37
  • bom como todos disseram esse comentario e otimo me agudou muito e eu tirei a nota mxima no trabalho vlw chau

    aqui.com 3 de novembro de 2009 20:38
  • gostei muito desse texto. vai me ajudar na prova do vestibular

    valeu…

    edvanildo 10 de dezembro de 2009 23:57
  • Pena que td que e bom e serve para mexer com nossas,consiencia e pouco divulgado.
    Vcs estão de parabens e não desistão,divulguem mais.

    MAIZA MADEIRA 6 de janeiro de 2010 2:17
  • será que o prisidente lula, vai er este aparato todo de agua tirado do Rio são francisco ,para todo onordeste sendo que no ceará já tem muito açude muito grande ,porque ele não cuida destas crianças que o jornal divulga morendo de fome?

    expedito pereira de souza 9 de janeiro de 2010 18:39
  • é o mundo de hoje esta sem logika….
    os homens só pensam em tecnologia,a natureza vai se acabando aos poucos e quase ninguem vai percebendo,jornais só passa repotagens tristes,será que os nossos presidente vão dá pelo menos conta de ajudar metade de nossa humanidade? muitas crianças passando fome e quase ninguem tem condiçoes de ajudar!!!
    a pobreza vai almentando cada vez mais e os prefeitos e presidentes em vez de ajudarem ROUBAM… pelo menos fico preocupada com tudo isso, mas me diz vocês?

    thaynara 20 de fevereiro de 2010 18:27
  • PREICISO SABER QUAL É A POSSIBILIDADE QUE O MUNDO TEM HOJE PARA ENFRENTAR A QUESTÃO AMBIENTAL E REVERTER A SITUAÇÃO?

    PAULO ALBERTO 19 de março de 2010 16:37
  • Muito obrigado por esistir esse trabalho que vcs criaram legalllllllll!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    beijoooossssssssss!!!!!!!!!!!!!

    Beatriz 5 de abril de 2010 17:21
  • oi muito legal esse trabalho e d+ ajuda as pessoa a entender a importancia do meio ambiente.
    beijos xauxau

    Regyane 5 de abril de 2010 17:26
  • cuide da natureza e seje muito feliz ao lado de kem vc ama!@!

    karina 10 de abril de 2010 17:56
  • muito interesante o trabalho de vcs. eu adorei

    BIANCA 20 de abril de 2010 11:23
  • noooossa fico desolada diante de tantas catástrofes e em pensar que os cupados somos nós seres humanos, oque fazer diante de tamanha consequencia?… oque se pode fazer e refletir concientizar-se de que o planeta e nosso lar e pararmoas para pensar em que o consumismo e o nosso egoismo juntamente da arrogancia estao nos levando a um caminho sem volta e isso é trizte sim pois sao poucos os preocupados parabéns pelo seu trabaho me interessou muito o assunto e continue abrindo os lhos da humanidade

    estelar 28 de maio de 2010 14:14
  • Eu acho uma falta de respeito

    michele batista 11 de junho de 2010 10:03
  • uauu
    e pensar q ajudo todos os dias para isso acontecer…
    fiuei arrasada ao ver tanta destruição
    vamos ajudar ao planeta!!!

    bila bilu 3 de setembro de 2010 16:12
  • como podemos ser tão negligentes assim com a nossa própria casa? somos nós os principais causadores de tudo isso, a tecnologia em vez de servir para analizar os problemas ambientais e se preparar para um desastre natural estão servindo para auto- destruir o ser humano, é preciso haver um participativo cada um fazendi a sua parte.Enquanto não aprender a celebrar a natureza não será possível curá-la.

    edilson 9 de setembro de 2010 13:43
  • ola !! sou beatriz e gostei muito tem muitas enformaçoes ,,,, em kii eu prescizei e isso é muito bem tambem para os pesquisadores kii vao achar muitas descobertas !!!#!!! bem ! isso é muito enteressante gostei muuuuuuuuuuito de aprender coisas novas com vcs muuuuuto obrigado e miloes debeijos *_* $$$$

    beatriz araujo 16 de setembro de 2010 10:40
  • poxa é emteresante os bichos coberto pale petrolei e eles ainda dis que o petroleo ñ é dele

    ElEnZiNh@ 6 de outubro de 2010 21:54
  • Aconcientização e muito inportante para que seja amenizado essse problema q cada vez mais vem prejudicando o meio ambiente…..

    lindacy soares 19 de novembro de 2010 13:06
  • Hu hu …
    podes cre ..
    sacanagem isso que eles fazem !
    0=0
    _

    Ashiley 20 de novembro de 2010 16:57
  • Adorei o assunto.só acho que vcs deveriam falar um pouco menos do aquecimento global ou colocar mais informaçõs sobre outros desastres ambientais.
    beijos
    parabèns pela iniciativa!

    bruna cabral melo 6 de dezembro de 2010 15:47
  • achei muito legal a reportagem da natureza, ela me mostrou todo o desastre que o homem fez com o nosso planeta ,e agora temos que fazer o melhor para tentar consertar o estrago.

    luiz octavio gazel de souza 7 de fevereiro de 2011 21:46
  • eu adorei essa reportagem sobre a natureza ela vai ajudar muito atodo a preservar mais a natureza

    vanessa 1 de março de 2011 22:33
  • ola gente se vcs tiverem alum saite me de para eu na escola vale ponto obrigada bjos……….

    karolyne 2 de maio de 2011 20:05
  • Precisamos nos conscientizar, poupar ao máximo o meio ambiente, para o bem estar do planeta e das futuras gerações.
    Pois o planeta terra precisa de ajuda, eu vejo esses desastres como um grito de socorro de tudo que a natureza tem sofrido no decorrer de todos esses anos

    Andréia 18 de maio de 2011 12:18
  • cuide bem do meio ambienta,pois a natureza é nosso lar.

    jamaica 24 de maio de 2011 22:44
  • Todos devem presevar meio em qem nos vivemos se ñ a nada de q se aproveita mas tarde isso ser para todosok!!!!!!!!!!

    joyce 8 de junho de 2011 21:43
  • adoreiiiiiiiiiiiiiiiiii

    angela 22 de agosto de 2011 9:52
  • eu adorei mais eu prescisava dos nomees de todos os desastres mais ta bom valeuu bjos ….

    raysssa 24 de setembro de 2011 12:05
  • o mundo vai acabar se niguem plantar,o mundo vai morre se ninguen colher.se todos se consientizar nada vai acabar todos devemos plantar nenque seja uma por pessoa de uma em uma forma milhoes e milhoes de arvores.o himail e do orkut. plantei bananeiras no quintal todos pensao e shato e so fazer brincando assim nuca se cansa meu e ao mesmo tempo ajudamos a natureza!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    [email protected] 10 de outubro de 2011 22:06
  • o mundo vai acabar se agente continuar poluindo o meio anbiente

    biannca 12 de março de 2012 11:57
  • mt obrigado, isso facilitow mt o meu trabalho de artes sobre o meio ambiente….
    a professora é mt chata.. que horror!!!!!

    Beatriz ; ) 7 de abril de 2012 18:22
  • eo caso do mundo ta critica temos qe se previni >

    leandro 16 de abril de 2012 22:34
  • oça q chro di peixe morto affs

    damily 26 de maio de 2012 14:59
  • eu ein se eu foce vcs saia de perto affs

    damily 26 de maio de 2012 15:00
  • sei la eu nao so peixe pra saber vcs são nogentos affs

    damily 26 de maio de 2012 15:01
  • gostei muito do comentario por que isso esta acontecendo muit no nosso planeta e isso ajuda com que as pessoas intendao sobre isso e ajudem tambem……….
    bjinhos;;

    roselly sofhia 5 de junho de 2012 10:11
  • olha não li tudo mais adorei ler ametade,obrigado.beijo

    laiza maria alves de oliveira (chiquinha) 19 de junho de 2012 11:54
  • olha e não me esqueci dos meus amigos,ese são

    laiza maria alves de oliveira (chiquinha) 19 de junho de 2012 11:59
  • jamyli,bianca,taynara,bruna……………………………………………………………………………………………………………………………………………………..

    laiza maria alves de oliveira (chiquinha) 19 de junho de 2012 12:37
  • MT BOM ESPERO Q ME AJUDE NO TRABALHO DE CIÊNCIAS

    MARIA ANTONIA 5 de julho de 2012 0:16
  • LEGAL

    MARIA ANTONIA 5 de julho de 2012 0:16
  • venho por meio deste falar de graves problemas exitentes no mundo atual, relacionados a natureza; e que ta sendo despecebida por todos, gradativamente a com novas tecnologias estamos afetando o sitema ambiental e suas espécies desequilibrando tais como as geleiras extinção de varias tipos de animais plantas e sem c0ntar com a´poluicao do ar e dos rios objetivamente temos que mudar nosso comportamento em relação a natureza antes que seja tarde demais.

    Nomejacqueline sampaio 14 de março de 2013 22:07

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *