O Que é Meio Ambiente

O meio ambiente pode ser entendido como o espaço em que vivem as plantas e os animais, ou o conjunto de condições físicas, químicas e biológicas que abriga e rege todas as formas de vida do planeta. O equilíbrio dos ecossistemas que formam o meio ambiente depende tanto da relação entre as espécies que dele fazem parte como da adaptação de cada uma dessas espécies ao meio físico. As relações entre os diversos componentes de um ecossistemas são muito complexas. E qualquer alteração em um desses componentes, seja vivo ou não pode causar os chamados desequilíbrios ecológicos que afetam todo o meio ambiente.

Imagens

Imagens

Em muitos casos o desequilíbrio do meio ambiente ocorre por causa da ação do homem sobre a natureza e os recursos naturais, no entanto nem sempre essa ação tem esse objetivo, na maioria das vezes ocorre em função do desconhecimento desses intrincados mecanismos de dependência dos seres vivos, do meio ambiente em que vivem e dos princípios de educação e sustentabilidade ambiental.

Reciclagem

Reciclagem

O meio ambiente mundial tem se tornado alvo de debates e de preocupação pelas comunidades do mundo inteiro, seja pelas mudanças provocadas pela ação do homem na natureza ou seja pelas respostas que a natureza vem dando a essas ações, com a ocorrência de fenômenos que preocupam toda a humanidade. A preservação do meio ambiente e a recuperação dos recursos naturais renováveis se tornou um dos maiores desafios desse século.

O Que é Meio Ambiente

O Que é Meio Ambiente

Em todo o planeta vários eventos, congressos e seminários acontecem com o objetivo de sensibilizar a sociedade e também as autoridades sobre a urgência das questões ambientais, nas escolas a educação ambiental faz parte dos currículos e em cursos de nível superior profissionais são preparados para uma nova forma de desenvolvimento, o desenvolvimento sustentável. São conceitos novos que surgiram da necessidade da proteção do meio ambiente.  A gestão dos recursos naturais prevê o desenvolvimento sustentável, ou seja, o homem continuará a produzir e fabricar seus bens de consumo, também continuará a utilizar os recursos espaços naturais renováveis, mas de forma que estes tenham tempo e condições de se renovarem e se adaptar a ação do homem. Este é o conceito básico de sustentabilidade, onde o homem e a natureza atuam como parceiros.

Todo o trabalho de conscientização da sociedade juntamente com os sinais evidentes do meio ambiente poluido e de esgotamento dados pela natureza formou uma consciência ecológica em uma parcela importante da população, que já percebeu que é necessário o uso de grande quantidade de recursos naturais para manter nosso estico de vida atual. Ainda há um longo percurso a ser percorrido até chegarmos ao desenvolvimento sustentável, mas o homem já percebeu que é urgente minimizar os impactos de suas ações sobre o ar, a água e o solo. A preservação do meio ambiente e dos recursos naturais é essencial para a manutenção da vida no planeta e somos responsáveis pela qualidade de vida das gerações futuras.


Categoria(s) do artigo:
Meio Ambiente

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário