Pessoas Podem Atrair Raios?

Será que uma pessoa é capaz de atrair raios? De acordo com cientistas especializados no assunto isso não pode acontecer! Ainda que a pessoa tenha dentro de si um pino, placa, marca-passo ou ainda demais estruturas metálicas.

O que pode vir a acarretar a atração são determinadas condições a que são expostas as pessoas. As probabilidade de alguém ser atingido por um raio podem ser modificadas conforme a situação, porém, costumam ser bastante reduzidas. Além do mais, estima-se que os casos considerados fatais estejam somente entre os 05 e 10%.

O problema é que a corrente elétrica que é liberada pelo raio pode ocasionar problemas neurológicos, queimaduras, afetando assim a coordenação motora da pessoa.

Deixando em Evidência o Corpo

Fato: Topos os campos de futebol e altos de prédio precisam ser evitados.

Essa é a mais pura verdade, é fundamental que se evite situações em que a pessoa tenha destaque na paisagem. Lugares descampados são especialmente perigosos, já que a pessoa poderá ser o maior condutor que o raio tenha ao redor. Ficar nas mãos com objetos grandes metálicos, como por exemplo, os guarda-chuvas, que também podem chamar raios.

Um Raio Pode Cair Duas Vezes Num Mesmo Local?

Essa máxima popular não corresponde à realidade. Para citar um exemplo bastante simples, a imagem do Cristo Redentor, é atingida durante o ano ao menos por seis vezes. Os raios estão habituados a se direcionarem para lugares que apresentem determinadas condições, como: Peças metálicas, ambiente aberto, e eletricidade estática.

Os Espelhos Atraem Raios?

Isso não é verdade. Esse tipo de mito teve origem numa época na qual os espelhos possuíam a sua volta enorme molduras metálicas, por isso os raios costumavam cair nelas. Porém, o vidro é totalmente inofensivo quando há as tempestades.

Quanto Mais no Alto a Pessoa Tiver, Maior a Probabilidade de Ser Atingida?

Isso também é um grande mito. Os raios quase sempre estão voltados para as extremidades, já que as mesmas estão ionizadas, ou seja, carregadas eletricamente, entretanto isso não está relacionado ao tamanho do objeto, pode ser tanto um grampo quanto um prédio.

Muitos especialistas no assunto recomendam que os carros sejam utilizados como refúgios antirraios, pois sua estrutura metálica manda para longe a descarga elétrica, desde que não se toque nelas.

Classificações de Relação Entre os Raios e as Pessoas

  • Contusão Direta: A pessoa é diretamente atingida pela corrente elétrica, e a mesma passa a fluir por seu corpo.
  • Exposição Por Contato: Ocorre quando cai o raio num determinado objeto que é segurado pelo indivíduo.
  • Side Splash: A descarga elétrica entra em contato com um objeto, a corrente é desviada e reflete na pessoa.
  • Corrente Através da Terra: O raio chega até o solo e se expande. O mesmo sobe por uma perna da pessoa e desce pela outra.

Maiores Informações Sobre Raios

Em média, no Brasil, 100 pessoas vão a óbito, atingidas por raios, sem mencionar aquelas que são atingidas pelos mesmos, não chegam a morrer, mas ficam com graves sequelas como perda de memória, de audição, e demais. Então, para que não venha a fazer parte das estatísticas, segue abaixo algumas práticas e importantes dicas:

Evitando que Um Raio te Parta

  • Quando o céu estiver com nuvens carregadas, evite andar na rua. Lembrando que, tomamos por nuvem carregada aquela escura que vem seguida ou anterior a uma tempestade. Ainda que a chuva não tenha se iniciado, procure abrigo em uma casa, bar ou loja, mas não fique dando sopa em local aberto.
  • Não é necessário estar chovendo para que um raio caia. Somente é necessário que hajam nuvens pesadas.
  • Se precisar se deslocar não corra. Somente estando andando você já estará em exposição, pois em toda a passada, seus pés passarão a colher a eletricidade estática presente no solo. Mas, se sair em disparada, aumentará em até 10 vezes a probabilidade de ser atingido por algum raio.
  • Opte por se deslocar próximo a prédios, um local bastante seguro. Essas construções, geralmente, têm para-raios que acabam protegendo as pessoas nas proximidades.
  • Caso esteja num lugar aberto e plano como numa praia ou campo, numa plantação, saia de imediato, entretanto não corra, nem execute movimentos agitados demais com os braços e muito menos procure abrigo embaixo de um guarda-sol. Caso o abrigo esteja distante demais, não se arrisque a ser atingido por algum raio durante o trajeto, deite-se no chão e aguarde até que a tempestade passe ficando imóvel e com as mãos na cabeça.
  • Jamais procure abrigo debaixo de uma árvore. Os raios têm especial predileção por árvores. Quanto mais frondosas e verdes elas forem, maior será a preferência.
  • Proteção boa é se acomodar dentro do carro e com as janelas e portas fechadas e tomando cuidado para não entrar em contato com superfícies metálicas. Se você ficar em contato com a maçaneta poderá acabar recebendo uma descarga elétrica.
  • Proteção mais adequada ainda é se manter dentro de casa e com as janelas e portas fechadas. Não fique próximo a elas. Caso sua rua esteja enchendo e os carros sendo arrastados, não fique na janela por curiosidade. A estrutura metálica pode facilmente atrair os raios.
  • Se no decorrer da tempestade alguém da família chegar de carro, jamais saia em disparada para liberar o portão. Assim correrá riscos em dose dupla: quando sair de casa estará exposto aos raios, depois, ao colocar as mãos no portão, poderá receber a descarga elétrica pelo mesmo. O mais recomendado é um aguardar onde está, e somente depois que amenizar o temporal, a pessoa deixar o carro e você a casa.
  • Desligue, ou melhor, tire da tomada o computador, a TV, o videogame, a máquina de lavar, o forno de micro-ondas, e demais aparelhos elétricos. O raio possui a capacidade de vir caminhando através da rede elétrica e pode acabar estragando os aparelhos, ainda que os mesmos estejam desligados. Entretanto, isso deve ser feito antes de o temporal começar, depois pode ser perigoso.
  • Não há risco algum de ficar conversando ao celular, desde que o mesmo não esteja ligado ao seu carregador e o mesmo na rede elétrica.
  • Caso esteja tomando banho, não fique lá, saia imediatamente, já que o raio pode vir pela rede hidráulica e a descarga será recebida por meio da água do chuveiro.
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.