Flores Comestíveis

Flores à la Carte

Além de enfeitar os pratos servidos a mesa, algumas espécies de flores como o amor-perfeito, a capuchinha e a flor de abóbora, se forem plantadas de maneira orgânica, podem se transformar em saborosos ingredientes, para o paladar das pessoas.Para que a qualidade do que vai ser servido,seja preservada, alguns especialistas em botânica, orientam que cultivar um jardim com essas flores, na própria residência é o mais recomendado, pois o consumidor, terá certeza de que as flores crescerão sem agrotóxicos. Não é aconselhável a compra em floriculturas ou lugares que não são especializados em alimentos,pois nesses locais, as flores podem ser tratadas com essas
substâncias tóxicas.
Flores Comestíveis

Flores Comestíveis

Procedimentos Adequados para o Plantio

Para se fazer o plantio de flores comestíveis,os locais escolhidos para essa finalidade, devem ser arejados, e longe dos animais de estimação. Depois, a pessoa deve escolher quais os tipos de flores que irá plantar. De acordo com paisagistas, há várias opções para consumo, desde as tradicionais, como a couve-flor, alcachofra e o brócolis, até as mais exóticas. Os vasos devem ser escolhidos, de acordo com a quantidade e o tamanho das espécies, pois qualquer erro na proporção, pode prejudicar o desenvolvimento das flores. Outro cuidado importante é regá-las todos os dias, e protegê-las da luz solar direta.
Tabela Comestíveis e Tóxicas

Tabela Comestíveis e Tóxicas

Espécies Comestíveis

De acordo com os especialistas, há várias opções para a pessoa escolher, qual flor comestível prefere. Entre algumas estão: As rosas, calêndula. alcaparra e flor de agave, entre outras. No entanto, os nutricionistas destacam que algumas não possuem nutrientes necessários ao organismo hmano, sendo por isso, aconselhável que sejam servidas somente como complemento das refeições principais. Antes de consumir as flores, o profissional especializado deve ser consultado, pois existem algumas espécies, que são venenosas, impróprias para o consumo, como  por exemplo,a azaléia, a violeta africana e o bico-de-papagaio.

Flores Comestíveis e Plantio

As alcaparras encontradas em supermercados, são na verdade os botões da flor. Para cultivá-las é necessário um solo bem irrigado, pois são resistentes às temperaturas elevadas. Já as flores, conhecidas como amor-perfeito, são coloridas e possuem um sabor levemente amargo, e ficam muito bonitas em pratos decorados, pelas suas cores variadas, como azul e branco,roxo, vermelho e amarelo.Para que se desenvolvam, devem ser plantadas em solo rico em húmus, e é uma planta que floresce no inverno.
Prato de Flores e Plantas

Prato de Flores e Plantas

Borago e Brinco-de-Princesa

A flor Borago por apresentar uma cor azulada, é recomendada para decorar os pratos servidos. Seu sabor é levemente adocicado, podendo ser usada em doces ou caldas de pudins. Outra opção é servi-la como chá. Para cultivá-la o solo deve ser bem drenado, e elas devem ser colocadas em locais de sombra, sendo que a primavera é época mais indicada para plantá-la. Já a Brinco-de Princesa, também pode servir para decoração dos pratos. Possuem um paladar levemente ácido, podendo ser utilizadas em saladas e massas. Para seu plantio é necessário, quatro horas por dia de luz sol direta.
Salete Dias

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>