Erosão Eólica: O Poder Do Vento

A erosão eólica (vento) é feita através da retirada de elementos suaves e leves, todo material existente nas superfícies são carregadas pelo vento, geralmente isto ocorre em lugares abertos, altos, como em dunas, o vento bate e leva todo material existente em toda a superfície,  que são  a areia, as fuligens e ali vão permanecendo os pedregulhos, as pedras.

Podemos citar ainda as corrosões que são realizadas por intermédio de ventos fortes, que vão batendo nos paredões criando assim formas diferenciadas que se tornarão típicas de regiões desérticas.

Erosão Eólica: O Poder Do Vento

Erosão Eólica: O Poder Do Vento

Podemos assinalar que a erosão através do vento é aquela que vai levando os grãos de areia em uma velocidade muito forte, inclusive até mesmo as folhas das plantações,  este vento vai minando e retirando as superfícies das rochas, com isso haverá um grande desgaste, ocasionando assim suas alterações e suas transformações com o decorrer do tempo.

A erosão que é causada pelo vento, nada mais é que retirar do solo os grãos de areia, de terra, com isso vai torrando o solo totalmente descalcificado com enormes buracos, empobrecendo totalmente este solo, retirando assim todo o seu potencial nutritivo, assim retirando sua potencialidade para a expansão agrícola.

Erosão Eólica: O Poder Do Vento

Erosão Eólica: O Poder Do Vento

Sendo assim, a erosão causada através do vento, vai causando todo o desgaste deste solo, deixando-o cada vez mais pobre, incapacitando esta terra em produtiva, deixando-a totalmente esburacada, sem vida, pois a erosão pelo vento também destrói toda plantação, através de suas partículas que são carregadas pelo vento, vão encobrindo toda vegetação e retirando assim a vida desta terra.

Certas  regiões, onde a formação de vento é superior a normalidade acontece uma degradação constante, vão tornando-se regiões totalmente rebaixadas, tornando-se desérticas, geralmente as águas de chuvas tornam-se escassas, possibilitando ainda um solo mais empobrecido, sem condições alguma em ser um solo produtivo.

Erosão Eólica: O Poder Do Vento

Erosão Eólica: O Poder Do Vento

A erosão infelizmente traz muitos danos, quando ocorre em regiões agrícolas pode causar um imenso prejuízo, pois este solo não terá as propriedades necessárias a uma boa agricultura, pois o vento além de retirar todos os nutrientes desta terra, ainda mesmo que persistam em dar continuidade às plantações, as mesmas não chegarão ao ciclo normal para que possa ocorrer uma colheita produtiva, pois no decorrer de seu crescimento o vento levará suas folhas e até mesmo os frutos para longe podendo até ser encoberta por grãos de areia trazidos de outras regiões pelo vento.

A erosão é um inimigo constante em regiões que sofrem deste mal, pois a região que produz uma quantidade imensa de vento se transformará em terrenos ruins para plantações, construções até mesmo na criação de animais, dificultando até mesmo na boa qualidade da água, pois dificulta e muito a oxigenação da mesma, provocando o desarranjo completamente da fauna e da flora da região atingida.

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>