Erosão

Nem todos os avanços da tecnologia tem sido capazes de conter os efeitos destruidores da ação do homem sobre o meio ambiente. Talvez porque seja necessário uma mudança de atitude, que deve vir da conscientização do homem, de como nós somos pequenos diante da grandeza e perfeição da mãe natureza. De nada adianta falarmos muito sobre sustentabilidade, proteção do meio ambiente, etc., se continuarmos degradando aquela que nos prove a vida. E assim seguimos, julgando que a natureza será capaz de suportar e reverter a situação, minimizando nossa responsabilidade tanto nas grandes como nas pequenas coisas. A erosão, por exemplo, consiste em um processo que pode ser natural ou provocado pela ação do homem na natureza.

Erosão

Erosão

Os processos naturais se dão através de degradação do solo rochoso, ou seja, as rochas que se quebram e assim, em pequenos pedaços elas podem ser deslocadas pela água da chuva, pelo vento, pelo gelo ou pela gravidade. A natureza em toda a sua grandeza e sabedoria tem seus perfeitos sistemas de funcionamento, os ecossistemas brasileiros, por exemplo, são constantes objetos de estudos pela sua grande complexidade, mas embora toda essa perfeição o espaço natureza não prevê as ações do homem sobre o meio ambiente. O solo é naturalmente composto por nutrientes inorgânicos e também materiais orgânicos que promovem o crescimento de vegetação sobre a primeira camada de terra, e é justamente esta vegetação que serve de proteção contra a erosão.

Tipo de Erosão

Tipo de Erosão

Fatores que agravam muito a situação da erosão tanto nos centros urbanos quanto nas áreas rurais são os desmatamentos que acabam por retirar a proteção natural do solo; a construção de favelas de forma desorganizada e em encostas, de terrenos em declive; o crescimento da agricultura que desmata para promover a produção agrícola em áreas muito extensas com técnicas que não são adequadas; entre outras. Outro agravante na questão da erosão são os centros urbanos enormes e mal projetados, onde grandes extensões de terreno ficam cobertos por casas, edifícios, etc., e também cobertos por asfalto, o que acaba evitando a devida absorção das aguas da chuva. Em conseqüência disso acontecem as enxurradas que arrastam tudo que encontram pela frente.

Causas

Solo e Desmatamento

Da mesma forma surgem os deslizamentos em favelas, onde as casas acabam sendo completamente levadas pelas terras movidas pelas chuvas. Como podemos perceber nem tudo na força da natureza pode ser considerado como desastres naturais, catástrofes, etc. Precisamos nos responsabilizar e agir de forma adequada respeitando os limites, já existem soluções para estes problemas, sabemos como agir de forma correta, onde podemos construir de forma segura, como devemos prover o uso que fazemos dos recursos naturais, mas a ambição desmedida não nos permite rever esta postura, e por certo pagaremos o preço desta atitude colhendo os efeitos que são bastante graves e devastadores.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.