Efeitos Das Mudanças Climáticas Sobre a Biodiversidade

O Clima muda constantemente. E, atualmente a mudança tem ocorrido de uma maneira tão brusca e imprecisa que nem os serviços especializados têm conseguido prever corretamente, mesmo em prazos curtos, como será o clima de uma determinada região.

Diante do que temos assistido, podemos compreender a preocupação dos cientistas em relação ao clima no mundo, no futuro. As mudanças climáticas já têm deixado suas marcas. E, elas são bem visíveis. Observe, por exemplo, a situação da região amazônica. Quem poderia supor que a temperatura daquela região subisse tanto. Com o aumento da temperatura, a amazônica vem perdendo muito das suas características.

Efeitos Das Mudanças Climáticas Sobre a Biodiversidade

Todos sabem que o aquecimento global é uma realidade. Antes, quando se falava sobre esse assunto, muita gente pensava ser conversa de pesquisador sem nenhuma consistência. Porém, agora, os efeitos desse fenômeno já se fazem sentir no Brasil e também no mundo. E, a perspectiva não é nada agradável. Porque segundo estudos feitos por cientistas e pesquisadores, esses efeitos serão intensificados nos próximos anos. Principalmente nas grandes cidades devido à urbanização.

Alguns efeitos decorrentes desse fenômeno climático: seca na Amazônia em 2005, os invernos intensos da Europa e da Ásia, altas temperaturas na Europa em 2003, no sul do Brasil, mais exatamente em Santa Catarina, aconteceu o furacão em 2004 e mais todos os furacões que têm acontecido, os tsunamis, etc.

Esses fenômenos causados pelas mudanças climáticas não têm afetado somente o meio ambiente. Eles têm causado danos à agricultura, à saúde, têm causado também a morte de muitas pessoas e impactos profundos de muita gravidade nos ecossistemas.

O Que é Biodiversidade?

Biodiversidade é o conjunto formado pela variedade de formas de vida existentes no planeta. Fazem parte desse conjunto os ecossistemas marinhos e terrestres e todos os complexos ecológicos onde eles estão incluídos.

A variação da biodiversidade é grande e ocorre de acordo com as diferentes regiões ecológicas. Essa variação é bem mais acentuada nas regiões onde o clima é mais quente (regiões tropicais) do que nos lugares onde o clima é mais ameno como as regiões temperadas.

O Que é Biodiversidade?

A raça humana depende do equilíbrio dos ecossistemas para a sua sobrevivência no planeta. E, é a biodiversidade que tem a responsabilidade de garantir esse equilíbrio.

Bem, apesar de conhecer todos os riscos quem mais ameaça a biodiversidade é a raça humana. Provocando os desmatamentos sem nenhum critério, as queimadas e todos os outros danos, o homem causa danos ao meio ambiente. Esses danos fazem com que ocorra alterações no clima e no ecossistema.

Quando a biodiversidade sofre algum dano o prejuízo não atinge somente aos habitantes (espécies) daquele local. Também sofre dano a cadeia de relações que existe entre as espécies e o meio onde habitam. Sabe-se que muitas espécies acabam sendo extintas devido aos desmatamentos e queimadas. E, se ocorre a extinção de uma determinada espécie, a vida de outros seres vivos é comprometida devido à alteração drástica na cadeia alimentar.

As mudanças climáticas causam sérios danos a biodiversidade. Porque elas desencadeiam fatores que a afetam. Como a biodiversidade é responsável pelo equilíbrio dos ecossistemas, quando  ocorre algo que  causa um desequilíbrio, vários tipos de transformações começam a acontecer. Os efeitos são notados nos ecossistemas terrestres e marítimos e em todos os seres vivos.

Nos oceanos é fundamental que seja mantida a diferença na temperatura da água mais quente, que fica na superfície e, da água mais fria que fica no fundo. Quando estão equilibradas, essas duas camadas de água se misturam em um processo que mantém a vida nos oceanos. E nesse processo, acontece o fornecimento de nutrientes para as camadas mais superficiais.

Com a elevação da temperatura da água, essa mistura vem ocorrendo  cada vez menos, fazendo com que as águas superficiais fiquem cada vez mais pobres. Isso afeta a base da cadeia alimentar marinha e prejudica todo o ecossistema marinho. O fato é que as mudanças climáticas estão afetando toda a biodiversidade. Ainda com relação as águas dos oceanos, há uma outra situação bastante grave. É o aquecimento que está acontecendo de forma progressiva nas águas do Atlântico Sul. Segundo estudos feitos, isso acabará por aumentar as probabilidades de seca na Amazônia e com isso a sobrevivência de todos os seres vivos daquela região será afetada. Não se pode esquecer o ecossistema terrestre que também está sofrendo graves danos.

Com as mudanças climáticas afetando de forma desastrosa a biodiversidade, podemos observar como as árvores, as flores têm respondido a isso. Atualmente, as árvores não crescem mais com o mesmo ritmo e algumas já não se desenvolvem (tamanho) como antes. E, sofreram mais ainda com as mudanças climáticas, as árvores frutíferas. Elas custam muito a apresentar floração e mais ainda para produzir os seus frutos que também estão agora em menos quantidade. Outra coisa é a época de plantio, colheita de plantações que estão sofrendo grandes alterações.

Pra Não Esquecer As Flores…

As abelhas e os beija-flores têm parte muito importante na reprodução das flores. Atualmente isso também foi afetado. Mudando o clima, afetando a biodiversidade, o resultado é mudança em tudo. Incrível é que as pessoas não percebem, percebem e não se importam ou não entendem realmente que fazemos parte de todo esse contexto. E, que essas mudanças estão nos afetando também. Cada vez que se faz uma queimada, em uma determinada região, está sendo devastado muito do ecossistema daquele local.

Quando derrubam árvores devastando grandes áreas, estão deixando sem habitat muitos animais, alguns que podem até acabar extintos, estão destruindo uma parte importante da fauna e também modificando a qualidade do ar, a quantidade de chuvas, a temperatura, a umidade do ar, muitas coisas são modificadas. E ocorrem as chuvas fortes, ondas altas, enchentes e em outras regiões as grandes secas, que vêm aumentando.

A biodiversidade é importante para todo o planeta. Ela tem como responsabilidade manter o equilíbrio e estabilidade dos ecossistemas. Seu valor além de social é  científico, econômico, etc.

Imagine, por exemplo, se toda a Amazônia for destruída. Entre muitas coisas ruins que aconteceriam (perda da vegetação mais rica do mundo), teria muito mais gás carbônico na atmosfera da Terra.

Natureza