Desastres Naturais e a Impotência Humana

Há poucas semanas encontramos nos principais jornais do mundo a notícia de um novo desastre natural com centenas de vítimas feridas e milhares de casas destruídas, foi o Tufão Marakot que atingiu Taiwan e as Filipinas. Esse é mais um dos muitos desastres que o mundo tem enfrentado nos últimos anos e que se mostram cada vez mais aterradores, fazendo cada vez mais vitimas e prejuízos e mostrando ao homem sua impotência diante da força da natureza. Essa é uma verdade tão simples e essencial, que muitas vezes passa despercebida aos homens, especialmente aqueles que têm o poder e a responsabilidade de conduzir o futuro do nosso planeta. Quando acontece um desastre natural, por mais que o homem utilize todos os recursos e os avanços tecnologicos que ele dispõe, ele pode quanto muito fazer previsões antecipadas e assim evitar mortes e tragédias maiores, mas ele não tem nenhum poder contra essa força, o ser humano é impotente contra as forças da natureza.

Desastres Naturais e a Impotência Humana

Desastres Naturais e a Impotência Humana

Também nos noticiários podemos encontrar a publicação do subsecretário-geral da ONU em que ele diz que as mudanças climáticas e o aquecimento global ao extremo devem desastres cada vez mais intensos e freqüentes e conclama todos a trabalharem em conjunto para reduzir os prováveis efeitos dos desastres antes que eles possam acontecer, John Holms também é coordenador de ajuda de emergência e assuntos humanitários da ONU. A afirmação do Sr. Holmes só ratifica o que cientistas e ambientalistas vem alertando há alguns anos, e junto com esses alertas é necessário que as autoridades tomem medidas efetivas para evitar não os acontecimentos naturais, mas sim, evitar as tragédias pessoais. Com os estudos atuais existe um mapa dos principais locais de risco no mundo e de cada país, e muitas populações residem em locais de risco, por exemplo, a inundação que afetou Santa Catarina o ano passado, matando e desabrigando centenas de pessoas, enquanto hoje muitas outras estão morando nos mesmos locais de risco. Diferente do caso do tsunami no Oceano Índico em 2004, que matou mais de 200 mil pessoas mas que no entanto, não tem como ser tomada nenhuma precaução para evitar as vitimas.

Desastres Naturais no Brasil

Desastres Naturais no Brasil

O impacto desses desastres naturais na vida das pessoas e na economia é muito grande, pode-se dizer que é incalculável, secas, incêndios, erupções, inundações, sismos, tsunamis, deslizamentos, sismos e outros desastres são responsáveis todos os anos por milhares de mortes e feridos, trazendo problemas graves na área de saúde pública além de destruir casas e o meio de subsistência da maioria das pessoas atingidas. O maior impacto humano desses eventos concentra-se junto as populações mais pobres, e a medida que a população das cidades aumenta, aumenta também a concentração de pessoas nas áreas de risco.

O homem é impotente contra os desastres naturais e isso é uma verdade, no entanto, como responsável por boa parte desses acontecimentos, ele tem a responsabilidade de elaborar metas e estabelecer políticas a fim de conscientizar a população dos riscos, oferecendo opções e reduzindo a vulnerabilidade de pessoas e famílias.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.