Ciclo do Nitrogênio

Denominamos de ciclo do nitrogênio o processo pelo qual esse gás transita das plantas para o solo e vice-versa através de organismos vivos que fazem parte desse processo e sem os quais o ciclo não teria como se realizar. Há algum tempo só se interessavam pelo assunto pessoas cujos estudos tivessem relação mais direta com química, porém como a sabedoria vem com a idade e com os atuais problemas de poluição, as escolas estão mais focadas em todos esses processos uma vez que sabem o quanto é importante para a educação das crianças conhecerem desde cedo ciclos que se processam naturalmente como o ciclo do carbono ou o ciclo do nitrogênio. Esse gás que resulta da decomposição de organismos vivos entra na constituição da atmosfera numa proporção de 78% sendo que é de 10 milhões de anos o tempo médio de permanência de uma molécula de nitrogênio na atmosfera.

Ciclo do Nitrogênio

Quando se inicia o ciclo do nitrogênio este é absorvido por bactérias livres que se encontram no solo e por aquelas que vivem em simbiose em raízes de leguminosas e então o nitrogênio molecular se transforma em nitrato (NO3) e em nitrito (NO2) sendo depois incorporado ao solo que se transforma em fonte de nitrogênio para os vegetais superiores. É no espaço natureza com a atividade de metabolismo das plantas que os nitratos se transformam em proteínas e outros produtos que são em grande parte consumidos por animais de diferentes espécies, como alimentos e outra parte volta a terra seja em forma de excreção ou com restos de animais mortos. Depois disto são transformados por atividade das bactérias em compostos nitrogenados e assim se fecha o ciclo do nitrogênio, pois este novamente pode ser aproveitado pelas plantas, um longo processo que se completa quando o nitrogênio volta a seu estado inicial.

Carbono

O ciclo do nitrogênio passa por várias etapas que são: amonificação que libera íon de amônio de compostos nitrogenados através de fungos e bactérias existentes no solo; a nitrificarão que oxida o amônio; fixação que é um processo pelo qual esse gás é incorporado aos compostos orgânicos e assim entra no ciclo do nitrogênio. Todos os seres vivos dependem da fixação do nitrogênio tanto quanto dependem da fotossíntese sendo que dos organismos capazes de fazer a fixação do nitrogênio os que mais se destacam são as bactérias simbióticas.

Natureza

O nitrogênio é inodoro, incolor e inerte o que faz com que o oxigênio que existe na atmosfera não transforme a vegetação de nosso planeta em uma grande fogueira. Não esqueça que por ser abundante e não reativo foi que esse composto deu trabalho e obrigou os cientistas do século XX a realizarem pesquisas para obter maneiras de transformar o nitrogênio gasoso em formas iônicas que pudessem ser utilizadas.

Natureza