Biodiversidade

Frente as constantes discussões e debates a cerca da proteção do meio ambiente, muitas vezes nos deparamos com pessoas palestrando sobre a grande importância da biodiversidade, especialmente no que se refere ao nosso país e a floresta Amazônica, mas afinal, sera que todos sabemos o que é biodiversidade?

Biodiversidade

Conceito

A palavra biodiversidade se constitui pelo radical Bio, que significa vida, unido a palavra diversidade que quer dizer variedade, ou seja, entende-se por biodiversidade a grandiosa variação da vida existente no meio ambiente. A variedade de espécies, sejam elas os microorganismos, os animais ou as plantas constituem esta biodiversidade tão falada.

Importância

Funcionamento

Embora não possamos ter uma noção muito exata da grande cadeia natural exercida pelo equilíbrio dos ecossistemas brasileiros e da natureza de um modo geral, já sabemos de sua suma importância para a preservação da vida sobre o planeta terra, e isso deve nos bastar para que tenhamos atitudes responsáveis mediante a nossa própria vida. A natureza por si só funciona como uma espécie de máquina onde cada movimento é perfeitamente calculado e tem um importante papel para o sucesso de todas as partes envolvidas. Por exemplo, a extinção de um inseto pode nos parecer simples ou pouco importante, mas existem outras espécies que se alimentam deste inseto e com certeza ocorrerá um desequilíbrio neste sentido.

Conservação

Interferência

A mão do homem vem destruindo o espaço natureza há séculos, mas foi na chamada era industrial que essa ação foi intensificada, a exploração sem limites e sem previsões de futuro nos trouxe a situação que nos encontramos hoje. Para dar um exemplo bem simples de atitudes altamente prejudiciais podemos citar a monocultura, que nada mais é do que o plantio de uma mesma cultura por muito tempo, sem intercalar com outras alternativas, o que vem gerar um enfraquecimento devastador no solo, algo muito difícil de ser recuperado, mas é possível, desde que estejamos dispostos a fazer as coisas de forma correta, sem ter em vista apenas nosso lucro imediatista. O mesmo acontece com as atitudes erradas referentes ao lixo nas grandes cidades ou nos pequenos povoados, não importa a localidade, mas sim a cultura do povo em questão.

Imagem

Consciência

Nas últimas décadas tem sido feito um trabalho intenso em cima da conscientização da população no que se refere a sua atitudes diante do nosso planeta, questões como educação ambiental, sustentabilidade e outro conceitos importantes vem sendo tratados desde a mais tenra idade, pois as crianças aderem melhor a estas posturas dessa forma impulsionando os adultos a atitudes mais positivas em respeito a biodiversidade e as riquezas naturais do nosso planeta. A legislação também tem sido revista e o rigor esta mais presente para os infratores, e embora estejamos muito longe das atitudes desejadas, já podemos vislumbrar um horizonte mais promissor, onde cada um de nós deve fazer a sua parte, sem omissão, especialmente as grande potencias mundiais, industrias, etc., final somos todos responsáveis.

Natureza